Mais de 20 mil mulheres aguardam reconstrução da mama no país

(Foto: Assessoria Parlamentar)

Mais de 20 mil mulheres aguardam cirurgia de reconstrução de mama na rede pública do país, segundo o Ministério da Saúde. Atenta a esta situação, a vereadora de Aracaju, Sheyla Galba, (Cidadania) promoveu nessa segunda-feira, 2, uma sessão especial com tema: Reconstrução da Mama e Micropigmentação do Mamilo, com a proposta de chamar a atenção para necessidade de reparar os danos caudados às pacientes pelo câncer de mama.

Durante a sessão, participaram vereadores, profissionais da área da saúde e pessoas da sociedade civil com interesse e ligação ao tema.

Sheyla pontuou que em 2019 foram feitas 1,2 mil cirurgias pelo SUS, em 2020 o número caiu para 632. Em 2021, foram 575 e até setembro de 2022 foram 419 procedimentos.

“Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, área da medicina que estuda e trata patologias mamárias, benignas e malignas, mostram que o câncer de mama é a primeira causa de morte, por câncer, em mulheres no Brasil, ou seja, é uma doença muito presente, que demanda atenção, não somente com relação à prevenção e ao tratamento, mas também na reparação de danos. Sabemos que a reconstrução mamária, devolve às pacientes autoestima e qualidade de vida. Esse é um procedimento que precisa ser cada vez mais facilitado”, pontuou.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais