Número de urnas substituídas em Sergipe sobe para 109

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O número de urnas substituídas em Sergipe passou de 88 para 109. Os dados foram atualizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) no final da tarde deste domingo, 2.

De acordo com o TRE,  em Sergipe, ao longo da votação, 300 urnas apresentaram mau funcionamento, mas apenas 109 delas precisaram ser substituídas.

Entre os municípios que receberam novas urnas estão: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Laranjeiras, Areia Branca, Riachuelo, Maruim, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Rosário do Catete e São Cristóvão.

As substituições de urnas são ocorrências consideradas normais durante a votação, visto que por se tratarem de equipamentos eletrônicos, elas podem apresentar mau funcionamento. A Justiça Eleitoral prepara previamente um esquema de substituição, quando milhares de urnas de contingência (reserva) ficam à disposição para que possam entram em operação de imediato.

Nas eleições 2022, Sergipe possui 5.504 urnas de seção espalhadas em 1.174 locais de votação. O estado dispõe ainda de 1421 urnas de contingência (reservas).

No Brasil

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3,2mil urnas eletrônicas foram substituídas em todo o Brasil. Número que corresponde a 0,60% das 472 mil urnas espalhadas pelo país. Ainda segundo o TSE, uma das seções eleitorais do país precisou realizar votação manual.

Por Luana Maria e Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais