Parlamentares farão visitas para analisar situação de matadouros

Além dos parlamentares e procuradores estiverem presentes na reunião representantes da Adema, Emdagro e Vigilância Sanitária. (Foto: Karllene Costa/ Alese)

Alguns deputados estaduais de Sergipe pretendem organizar uma visitação para constatar “in loco” as condições de higiene de alguns matadouros do Estado. Essa medida foi uma das mais debatidas entre os parlamentares que se reuniram na manhã desta quinta-feira, 7, na sede do Ministério Público Estadual (MPE). Na ocasião, ficou marcado um novo encontro na semana que vem a fim de definir estratégias de visitação e análise dos matadouros.

Durante a reunião os deputados entenderam que o fechamento dos matadouros tem prejudicado alguns marchantes e fateiras que dependem deste local para a manutenção dos seus trabalhos. “O MPE apresentou algumas condições para que esses matadouros sejam reabertos, com as exigências de licenças ambientais e em condições legais de funcionamento. Vamos estudar a possibilidade de elaborarmos uma legislação que possibilite a atender essa demanda e nós temos que levar isso para a sociedade, para debater e explicar”, explicou o líder do governo, o deputado Zezinho Sobral (PODE).

O deputado Georgeo Passos(REDE), por sua vez, defendeu a visitação aos matadouros como um importante meio de triagem para saber, por exemplo, quantos podem ser reabertos e como se dará esse processo de reabertura. “Além disso, verificar também quais municípios estão aptos a passarem a gestão dos seus matadouros para uma cooperativa ou consórcio. Claro que tudo mediante um processo licitatório”, destaca.

De acordo com o procurador-geral de Justiça Eduardo d’Avila, desde que os estabelecimentos passem por uma readequação, não há impedimentos para reabertura dos matadouros. “O Ministério Público está atento à questão social, mas não pode chancelar irregularidades e autorizar que esses locais permaneçam funcionando nas condições insalubres em que estavam operando”, salienta.

Dentre os deputados estaduais, participaram da reunião Georgeo Passos (REDE), Zezinho Sobral (PODE), Maria Mendonça (PSDB), Janier Mota (PR), Dilson de Agripino (PPS), Samuel Carvalho (PPS), Gilmar Carvalho (PSC), Rodrigo Valadares (PTB), Zezinho Guimarães (MDB) e Goretti Reis (PSD).

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

com informações da Alese 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais