Partidos articulam chapas para as próximas eleições

Déda e João poderão ter novo embate / Fotos: Arquivo Infonet
As eleições só ocorrerão em outubro do próximo ano, mas as discussões acerca dos candidatos já começaram em Sergipe. Partidos já articulam coligações e se preparam para a corrida eleitoral de 2010. Só este ano, três grupamentos políticos (PDT, DEM e PMDB) já realizaram encontros estaduais em Sergipe. Em todos, nomes da política nacional estiveram presentes e debateram um possível novo embate entre o atual governador Marcelo Déda e o presidente do Democratas, João Alves Filho, para o principal cargo político do Estado. Para as demais vagas, a disputa não tem sido menos intensa.

Embora Déda prefira não discutir o assunto, alegando que ainda está muito cedo para tratar de eleições, ele considerou “legítimo” o debate dentro dos partidos para definição de possíveis candidaturas. No encontro do PDT, realizado no mês de abril, Déda afirmou que “os partidos possuem a legitimidade para discutir coligações e lutar por candidaturas”.

PDT quer Ulisses como vice de Déda 
A declaração do governador estava relacionada à formação da chapa majoritária na disputa pela reeleição, já que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, demonstrou interesse em ter o deputado estadual Ulisses Andrade, como vice-governador de Déda. Para o governador, Belivaldo Chagas, que ocupa atualmente o cargo, “tem o direito de reivindicar sua permanência na chapa”. Sobre o assunto, Andrade disse que ainda está muito cedo para discutir o assunto. “Iremos tratar sobre eleições somente no tempo adequado”, desconversou o deputado.

Outros candidatos

O assunto voltou a ser debatido no encontro do PMDB no último dia 15. O secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo, que integra o partido, revelou interesse em ter um de seus filiados no cargo de vice-governador. “Recentemente li, num dos jornais, que o prefeito de Itabaiana [Luciano Bispo] havia se colocado à disposição para ser candidato a vice-governador. Como ele é do PMDB, e o partido é da base aliada do governador, então, aproveito para dizer que lanço o seu nome para concorrer à vaga de vice”, declarou Benedito.

Congresso do PMDB: partidos manifestaram apoio ao governador
Em recente enquete realizada pelo canal Política do Portal Infonet 41,53% dos 1.057 internautas afirmaram que Belivaldo Chagas deve permanecer ao lado de Déda. 33,77% deles optaram por votar em Ulices Andrade para a chapa de reeleição. Em terceiro lugar, com 24,69%, os internautas sugerem que Valadares deverá formar dupla com o governador.

Oposição

O principal partido de oposição, o DEM, também se articula para as eleições de 2010. No encontro estadual da sigla, que aconteceu no começo deste mês, ficou definido o nome do ex-governador João Alves para uma pré-candidatura ao Governo do Estado. Para o senado, o partido optou pelo deputado federal José Carlos Machado.

DEM: Encontro definiu João para governador
Neste grupo, ainda existe uma indefinição quanto ao apoio do PSDB. Embora a nível nacional, o acordo entre PSDB e DEM pela candidatura de José Serra para a Presidência da República esteja certa; em Sergipe, isso ainda não está decidido. De acordo com João Alves, “como política de campanha, o PSDB nacional já definiu que em cada estado, o PSDB marchará com os democratas e será indicado um coordenador para organizar a campanha”. E ainda ressalta que “eles não admitirão dissensão”.

Mesmo com toda esta discussão, os congressos dos partidos para definição concreta de chapas só começarão a acontecer no início de 2010. Até lá, a costura das coligações continuará ocorrendo e todos os partidos lutando por espaços de destaque nas chapas.

Por Valter Lima

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais