Prazo para ajustar situação eleitoral vai até 9 de maio

Prazo para ajustar situação eleitoral vai até o dia 9 de maio (Foto: Agência Brasil)

Os sergipanos têm até o dia 9 de maio para comparecer aos cartórios eleitorais mais próximos para atualizar e regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. São alguns serviços como o rezoneamento, transferência de domicílio, alistamento e revisão dos dados eleitorais que estão disponíveis.

Além disso, os eleitores podem requerer, até o fim do prazo, a inclusão de nome social no título de eleitor, seções com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e a regularização de pendência por eleitores que deixaram de votar e justificar o voto em três ou mais turnos seguidos.

O processo de rezoneamento eleitoral se fez necessário por conta da extinção da antiga 36º zona eleitoral em Aracaju, 7ª ZE, de Frei Paulo; 10ª ZE, de Itabaianinha; 20ª ZE, de Riachuelo; 25ª ZE, de Cedro de São João; 32ª ZE, de Pacatuba; e 33ªZE, de Poço Verde.

Penalidades

Caso o prazo seja encerrado e o eleitor que não votou nos últimos três turnos de eleições não compareça em algum cartório, o título será cancelado. Além de não poder votar, o cidadão fica privado de alguns direitos como emitir passaporte, sair do país e tomar posse de cargos em concursos públicos.

Quem não votou: o título é cancelado, e quem não votou no primeiro e segundo turno de 2016 e segundo turno de 2014, já está cancelado. Tem 9 de maio para regularizar. Se não for, além de não poder votar, fica impedida de tirar passaporte, tomar posse em concurso público e só pode fazer isso depois da eleição. Já houve casos de gente nessa situação, compra passagem para fora do país e não pode ir. Um exemplo de quem se enquadra neste caso é o eleitor que não votou nos primeiro e segundo turnos das eleições de 2016 e no segundo turno das eleições de 2014.

No entanto, quem não votou ou justificou ausência em dois turnos ou menos está com a situação irregular, mas pode votar neste pleito.

Rezoneamento

De acordo com a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 90% dos eleitores das zonas extintas já realizaram o procedimento, que consiste basicamente em transmitir a informação da nova seção eleitoral, para facilitar que a pessoa identifique seu novo local de votação.

Por Victor Siqueira
Com informações do TRE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais