Prazo para regularizar e evitar cancelamento do título termina dia 6

Em Sergipe, dos 26.035 títulos que poderão ser cancelados, apenas 931 (3,57%) foram regularizados (Foto: TRE/SE)

Se você não votou ou não justificou a ausência às urnas em relação às últimas três eleições (regulares ou suplementares), tem até o dia 6 de maio para regularizar, pois o seu título de eleitor pode ser cancelado. Cada turno é considerado uma eleição.

No país, pouco mais de 3% do total de 2,6 milhões de brasileiros nessa situação compareceram aos cartórios eleitorais, ou seja, apenas 93.702 eleitores (3,5%) evitaram o cancelamento do título. Em Sergipe, dos 26.035 títulos que poderão ser cancelados, apenas 931 (3,57%) foram regularizados: 544 são títulos de eleitores dos municípios do interior do estado e 387 são de Aracaju.

Para saber a sua situação, consulte o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma simples e gratuita. É necessário buscar a opção “situação eleitoral”, na parte superior esquerda da página principal. Ao preencher o nome completo e a data de nascimento, aparece a indicação regular ou irregular.

Se sua condição estiver irregular, será necessário pagar a multa (por meio de Guia de Recolhimento – GRU, paga em banco autorizado) no valor aproximado de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos), referente a cada eleição, ou seja, se irregular por três eleições, corresponde ao valor de 10,50 (dez reais e cinquenta centavos). Posteriormente, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e apresentar o comprovante de pagamento.

A Justiça Eleitoral permite também que o início do processo de regularização ocorra pela internet. Para tanto, basta seguir o caminho na página do TSE: Eleitor > Serviços ao eleitor > Título de eleitor > Quitação de multas. Após o preenchimento dos dados pessoais, a página possibilitará a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação da multa.

Fonte: TRE/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais