Prefeitos discutem implantação do ISS Digital

0

Prefeitos atentos à palestra
Os prefeitos e secretários de finanças das cidades sergipanas tiveram a oportunidade de conhecer uma ferramenta que pretende dinamizar e aumentar a captação de recursos para os municípios. O programa vai digitalizar todos os serviços, controle, fiscalização e cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).  A proposta foi apresentada aos gestores na manhã dessa sexta-feira, dia 31.

O ISS Digital, como é chamado o programa, vai permitir que o tributo seja pago de qualquer lugar do mundo, basta ter um computador com acesso à internet. Com o sistema, será possível ainda aumentar a fiscalização e fazer um combate mais rigoroso à sonegação. A ferramenta vai permitir também que os fiscais municipais verifiquem a situação do empreendedor na Junta Comercial e com o Governo do Estado, já que o cadastro geral das empresas será disponibilizado via internet.

Prefeito de Poço Verde, Tonho de Dorinha
Segundo James Mattos, palestrante que apresentou a inovação aos prefeitos, após a implantação do programa a captação de recursos do município por esse tributo pode até dobrar. “Essa ferramenta aliada a melhorias na legislação e a capacitação dos gestores e fiscais municipais com certeza vai trazer o aumento de recursos captados pelo município” ressaltou o palestrante.

O sistema já é utilizado em dez estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Amazonas, Maranhão e Alagoas. Em Sergipe, os custos e a viabilidade do programa estão sendo analisados pelo Governo do Estado, Juntas Comerciais e agora as prefeituras. Os gestores que compareceram ao encontro dessa sexta, saíram satisfeitos com a proposta.

“Vamos agora conversar com os outros gestores municipais e debater sobre a possibilidade da implantação desse sistema. Eu gostei da proposta e tenho certeza que vai dinamizar o processo de recolhimento do ISS e acabar com certas burocracias. Bom para o município e bom para o empreendedor” analisou Airton Júnior, secretário de finanças de São Miguel do Aleixo.

O evento foi realizado pelas Associações de Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, do Baixo e do Vale do São Francisco e da Região Centro-Sul de Sergipe. Segundo o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dorea (Toinho de Dorinha), que também é presidente de duas das associações de municípios o intuito é sempre buscar a capacitação dos gestores e trazer sempre o melhor para o povo.

“A gente tem buscado sempre fazer parcerias e ajudar os prefeitos. Temos que fazer primeiro o dever de casa. E com essa ferramenta que aumenta a fiscalização e o combate a sonegação o município vai poder arrecadar mais e, consequentemente, reverter isso em melhorias para a população” planejou o presidente.

Comentários