Prefeitos do Baixo se reúnem na próxima terça-feira

0

Prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz
Prefeitos dos 26 municípios do Baixo São Francisco irão se reunir na próxima terça-feira, 17, em Santana do São Francisco. O encontro, que começa a partir das 8h, é organizado pela Associação dos Municípios, que tem à frente o prefeito Ricardo Roriz (PT). Essa é a primeira reunião dos associados sob o comando do petista, que assumiu a presidência em fevereiro desse ano.

Na pauta, assuntos importantes, como tratamento e destinação do lixo; esgotamento sanitário; eficiência energética; cidades digitais e uma explanação sobre situação tributária dos municípios. “Mais do que um encontro de confraternização, a reunião dos prefeitos mostra que a associação está comprometida com os problemas comuns dos municípios e atenta aos novos serviços que podem ser prestados pelos gestores, como é o caso da inclusão digital”, explica Roriz.

O presidente da associação entende que por ser a região considerada mais carente de Sergipe, a unidade dos municípios é fundamental para vencer os obstáculos naturais da administração pública. “E esses obstáculos crescem na medida em que não há uma arrecadação suficiente para atender às demandas da população. Por isso é preciso criatividade e persistência para superá-los, principalmente num momento de crise como o atual”, propõe o prefeito de Santana do São Francisco.

Ele cita como uma das iniciativas inovadoras um trabalho que vem sendo executado pelo Centro Federal de Formação Tecnológica (Cefet), capaz de gerar uma economia considerável na despesa do município com energia elétrica. “É possível economizar até 40% do que se gasta hoje, e esperamos que os municípios do Baixo São Francisco sejam os primeiros a iniciar esse processo. É uma economia que pode ser revertida em benefícios para a população carente”, afirma Ricardo Roriz.

O presidente destaca ainda a abordagem que será realizada por técnicos do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) que, junto com o Cefet, a Unit e o SergipeTec, coordena um projeto de cooperação técnico-científica para a implantação de uma usina de tratamento de lixo em Sergipe. “Infelizmente os municípios ainda não deram uma solução adequada ao lixo produzido. Tive acesso ao projeto e pude ver que a tecnologia, além de moderna, é correta do ponto de vista ambiental, e adaptável às condições do Estado. Esperamos que a reunião seja o primeiro passo para resolver de vez esse problema”, frisou o prefeito.


Comentários