Prefeitos realizaram mobilização na Alese

0

Prefeitos reivindicam aumento no repasse do Governo Federal
Prefeitos sergipanos estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 23, na Assembléia Legislativa (Alese) para pedir o apoio dos parlamentares com relação aos problemas enfrentados na diminuição do repasse de verbas do Governo Federal. Dentre as reivindicações estão: o aumento do valor do repasse da merenda escolar; reajuste no repasse do Fundeb, revisão do percentual de recursos provenientes dos impostos que são repartidos entre Município, Estados e União e aumento no valor do Programa de Saúde da Família (PSF).

Os cortes no orçamento dos municípios têm alcançando áreas como saúde, educação e assistência social. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco (Ambevsf), Ricardo Roriz, a reivindicação dos prefeitos é justa e deve ser aprovada pelos parlamentares. “A diminuição do repasse de verbas tem agravado a situação dos municípios sergipanos. É preciso que os parlamentares aprovem as nossas reivindicações e aumentem os valores repassados para que cada prefeitura possa melhorar a vida dos moradores”, salientou.

Prefeitos foram a Alese pedir o apoio aos deputados
O Deputado Federal Albano Franco alertou para o problema. “Estou em defesa dos municípios porque entendo que é preciso voltar a ter condições de sobrevivência e os parlamentares tem que procurar criar mecanismos que possibilitem esse meio. A luta é de todo Brasil porque a queda no déficit é impressionante”, afirma.

O deputado Estadual Wanderlê Correia lembrou que a maior parte dos municípios depende dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que em 2009 sofreu queda de R$8 bilhões. “É impossível que as prefeituras façam qualquer planejamento administrativo porque houve um aumento de encargos e diminuição dos repasses. A expectativa é que possa se rediscutir a questão da arrecadação tributária com maior participação nas arrecadações de tributos”, diz o deputado.

Durante o encontro os prefeitos elaboraram um manifesto que será entregue ao governador e ao presidente da república. 

Por Kátia Susanna

Comentários