Projeto de vereador visa diminuir assaltos em saídas de bancos

0

Jailton Santana lpropôs projeto que beneficia a população
O famoso golpe da saidinha de banco tem se tornado comum, prejudicando muito toda população usuária das instituições bancárias. São inúmeros os casos de pessoas que já sofreram este tipo de violência . Os bandidos, normalmente, agem em dupla. Enquanto um deles fica dentro da agência, observando a movimentação, o outro que está do lado de fora, recebe as informações para identificar o cliente e efetuar o assalto.

Pensando nessa situação, o vereador Jailton Santana ( PSC ) apresentou o Projeto de Lei nº 140/2009, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) tornando obrigatório a instalação de painel opaco entre os caixas e os clientes em espera, em todas as agências bancárias e instituições financeiras no município de Aracaju. ” Preocupado com o aumento deste tipo de ocorrência, tivemos um encontro com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, para tentarmos agilizar ainda mais o combate a este tipo de crime”, relatou o parlamentar.

Agora o projeto aguarda a sanção do Executivo para entrar em vigor. De acordo com o PL, o painel de material opaco, deverá possuir no mínimo 1,80m de altura e devem ser instalados no espaço compreendido entre os caixas e os clientes que estão na fila de espera. A agência deverá manter em funcionamento um painel eletrônico que indique que o caixa está disponível ao atendimento do próximo cliente .

As instituições bancárias vão ter um prazo de 90 dias, contados da publicação da lei para a instalação dos painéis. O não cumprimento da Lei, implicará a imposição de multa diária no valor de 500 UFM`s, por dia. O artigo 4º do projeto estabelece que fica proibida a utilização de telefone celular, ou equipamento similar, nas dependências das agências bancárias ou intituições financeiras congêneres.

O vereador contou que outras capitais brasileiras já adoram essa medida e trouxe bons resultados. “Em recentes pesquisas, o número de assaltos dessa modalidade reduziu em 90%” , informou o vereador.

Fonte: CMA

Comentários