Recadastramento Biométrico é prorrogado até dia 21

0

Eleitores recalamam da fila e da demora para receber atendimento
Previsto para acabar na próxima quarta-feira, 6, o ‘Recadastramento Biométrico’ dos eleitores do Município de Barra dos Coqueiros foi prorrogado para o dia 21 de janeiro. As reclamações sobre a demora no processo, entretanto, ainda não acabaram. Na manhã desta segunda-feira, 4, a fila de pessoas no posto da Justiça Eleitoral montado na cidade era grande. Alguns eleitores chegaram a dormir no local para garantir o atendimento.

O pedreiro Normando Santos chegou ao local às 2h da manhã. Até às 10h ele ainda não havia sido atendido. “A demora na fila é grande. Começaram a atender antes das 8h, mas até agora nada. Nenhuma explicação é dada. Dizem que estão atendendo mais de 300 pessoas por dia, mas até agora nem 100 entraram”, reclama. 

Normando chegou na fila às 2h da manhã; às 10h ainda estava esperando
A revendedora Simone Rodrigues destaca a falta de organização. “Está tudo péssimo aqui: a gente fica tomando sol e chuva. Tem gente furando fila e ninguém faz nada. Deveriam fazer isso em uma escola, seria melhor”, sugere. Segundo ela, além da demora, por algumas vezes, em outras ocasiões, o atendimento foi comprometido devido a lentidão no sistema e por falta de energia.

A desempregada Divanete dos Santos estava lá desde às 6h. Cansada de esperar de pé, ela aguardava a sua vez sentada na calçada. “Está tudo muito mal organizado. Como não estão distribuindo senhas na fila, muita gente passa na frente. Tinha um rapaz aqui atrás de mim e agora há pouco ele passou dizendo que já tinha feito todo o processo”, conta.

Dineide preferiu esperar a sua vez sentada pro conta da demora
Um funcionário do posto eleitoral que não quis se identificar reconheceu que há a demora no serviço, mas disse que os problemas se agravaram com a proximidade do fim do processo, pois o número de pessoas que procuraram o posto da Justiça Eleitoral aumentou. Segundo ele, a média de atendimento nos últimos cinco dias subiu para 370 pessoas. Até agora, apenas 5.716 eleitores, dos mais de 16 mil que devem realizar o processo, fizeram o recadastramento.

O Portal Infonet tentou entrar em contato com a juíza responsável pelo 36º Juizado Eleitoral, mas ela não foi encontrada. Nenhuma outra pessoa que pudesse responder às reclamações dos eleitores quis falar sobre o assunto.

Após coleta das digitais, eleitor já sai com novo título eleitoral
Revisão Eleitoral

Em Sergipe apenas a Barra dos Coqueiros está realizando o trabalho de revisão eleitoral. Foram disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) oito kits com os equipamentos necessários para o atendimento, além dos funcionários. Em 2010 a Barra dos Coqueiros será o único município sergipano a realizar a eleição pelo sistema biométrico, medida que visa dar mais segurança às eleições.

O atendimento está sendo realizado todos os dias – sábados, domingos e feriados inclusos -, das 7h às 14h. Quem não comparecer ao recadastramento terá o título eleitoral suspenso. É necessária a apresentação do título de eleitor, documento de identidade (exceto carteira de motorista e passaporte), CPF e comprovante de residência (datado de novembro de 2008 a agosto de 2009. Estão sendo feitas, ainda, no posto da Justiça Eleitoral, transferência e retirada de novos títulos.

Comentários