Recadastramento biométrico: eleitores enfrentam filas na Barra

Pessoas enfrentam filas para fazer recadastramento biométrico

Os eleitores da Barra dos Coqueiros continuam indignados com as enormes filas que precisam enfrentar para fazer o recadastramento biométrico. A informação é que as pessoas começam a chegar ao local por volta das 2h da manhã.

“A fila começa a se formar muito cedo. Quando as pessoas chegam no horário de atendimento, às 8h, a fila já está dando voltas pelo prédio”, diz o ajudante de pedreiro Fabiano Morais.

Os moradores reclamam que o número de equipamentos não é suficiente para o número de pessoas que precisam fazer o recadastramento. “São apenas oito equipamentos para 16 mil eleitores. Isso é uma falta de respeito com os cidadãos da Barra”, diz o ajudante de pedreiro Jeferson dos Santos. 

Fabiano afirma que TRE deveria disponibilizar mais aparelhos
Os funcionários do posto da Justiça Eleitoral afirmaram que a ausência dos eleitores no início do recadastramento é um dos principais motivos para a formação de longas filas. “As pessoas deixam para fazer tudo de última hora e quando se deparam com filas reclamam da falta de organização. Se os eleitores tivessem vindo desde o início do processo, a aglomeração não teria acontecido”, relata.

O TRE informou que até agora cerca de 10 mil pessoas foram atendidas e que o prazo para o recadastramento, que termina nesta quinta-feira, 21, não será adiado. A justificativa é que grande parte das 6 mil pessoas que ainda não compareceram transferiram o título para Aracaju ou se mudaram para outro município. “Isso significa que o prazo dado pelo TRE será suficiente para recadastrar todo mundo, já que a migração reduz o número de pessoas que faltam”, diz um dos funcionários responsáveis pelo cadastro.

Para fazer o recadastramento biométrico, que anula a possibilidade de uma pessoa votar no lugar da outra, é necessário levar o título de eleitor, o documento de identidade, o CPF e um comprovante de residência (datado de novembro de 2008 a agosto de 2009). O comparecimento será obrigatório a todos os eleitores inscritos no município.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais