Recadastramento Biométrico na Barra já começou

0

Procura no primeiro dia foi intensa
Iniciou nesta segunda-feira, 23, o “Recadastramento Biométrico” no município da Barra dos Coqueiros. Os eleitores que aguardavam na fila do posto da Justiça Eleitoral montado na cidade reclamavam da demora no atendimento. “Resolvi vir logo para ficar livre e não deixar para última hora, mas se soubesse que estava essa demora não tinha vindo”, afirmou o eleitor Wolney Fernando dos Santos.

A juíza substituta responsável pela 36° Juizado Eleitoral, Rosa Brito, explica que neste primeiro dia ocorreram alguns problemas que ao longo do processo serão ajustados. “Em média o processo está levando sete minutos, em alguns casos pode demorar mais

São coletadas as digitais dos dez dedos
porque a coleta das digitais tem que ser bastante cuidadosa. Mas com o passar do tempo o atendimento será mais ágil”, explica a juíza.

Durante o processo são coletadas todas as digitais dos dedos das mãos e foto do eleitor. A expectativa, segundo a juíza é atender em média 350 pessoas por dia. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cedeu oito kits com os equipamentos necessários e treinou funcionários para fazer o atendimento. Após a coleta dos dados e conferência dos mesmos, os eleitores já saem com o novo título em mãos.

Em 2010 a Barra dos Coqueiros será o único município sergipano a 

Juíza explica que atendimento será aprimorado ao longo do tempo
realizar a eleição pelo sistema biométrico. Para o prefeito do município, Gilson dos Anjos, que foi logo cedo fazer o seu recadastramento, “o sistema dá mais segurança ao processo eleitoral. É um avanço na democracia e me sinto feliz da Barra ter sido escolhida para esse projeto piloto”, ressaltou.

Documentação

Os eleitores terão até o dia 6 de janeiro das 8h às 14h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para comparecerem ao posto da Justiça Eleitoral que está instalado na Avenida Oceânica, n° 12, conjunto Prisco Viana. Quem não comparecer ao recadastramento neste período terá o título eleitoral suspenso.

Novo título é impresso na hora
É necessária a apresentação do título de eleitor, documento de identidade (exceto carteira de motorista e passaporte), CPF e comprovante de residência (datado de novembro de 2008 a agosto de 2009). Além do recadastramento, estão sendo feitas, no posto da Justiça Eleitoral, transferência e retirada de novos títulos.  


Por Carla Sousa

Comentários