Rodrigo Maia critica proposta de Jackson

0

Rodrigo Maia, presidente do DEM
“Essa história de 3º mandato não existe. A proposta é inconstitucional e já prejudica a candidatura de Dilma”. Foi esta a análise feita pelo presidente nacional do Democratas (DEM), deputado federal Rodrigo Maia, nesta sexta-feira, 22, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do também deputado Jackson Barreto, que dispõe sobre a possibilidade do presidente Lula disputar as próximas eleições.

De acordo com o presidente do partido, que está em Sergipe participando de um curso, a proposta é “ruim, pois deixa transparecer para a sociedade que Dilma pode não ser mais a candidata do PT”. Além disso, Rodrigo Maia entende que “a PEC é uma forma de manter a base aliada unida”, na expectativa por uma possível candidatura de Lula. “Hoje, o presidente é o único nome forte da base aliada”, comenta.

“Não dá tempo de aprovar”

Outra questão levantada por Rodrigo Maia é de que não há tempo hábil para aprovação da proposta. “Ela precisa ser aprovada até o dia 30 de setembro, para que entre em vigor nas próximas eleições. Não há tempo suficiente para que a PEC seja submetida aos trâmites da Câmara e do Senado”, explica.

Jackson quer realização de plebiscito
Dilma

“A ministra Dilma Roussef tem uma história política consistente e está nas pesquisas com 20 pontos percentuais. Ela é uma boa candidata”, reconhece o deputado, embora entenda que a proposta de mais um mandato para Lula, “rife a candidatura de Dilma”.

Proposta

O deputado Jackson Barreto pretende protocolar a proposta até o final deste mês. Pelo texto, seria feito ainda este ano um plebiscito para verificar se a população estaria ou não de acordo com um terceiro mandato para Lula.

Por Valter Lima

Comentários