Saiba quais os benefícios de ser mesário nas eleições

Já pensou em ser mesário voluntário nas eleições? (Foto: TRE/SE)

Uma Eleição não é feita só de candidatos e eleitores. No dia do pleito, um personagem se faz essencial para o processo: o mésario. Sua atuação é fundamental para a organização e segurança do processo.

Ano após ano, o número de mesários que trabalham de forma voluntária vem crescendo de forma significativa. Para ampliar a quantidade desses colaboradores, a Justiça Eleitoral criou o programa Mesário Voluntário. A ideia é que todos os mesários venham a integrar-se de forma espontânea para desempenhar os serviços eleitorais.

Para ser mesário voluntário, o eleitor deve cadastrar-se comparecendo ao cartório eleitoral ou preenchendo o formulário disponível no site do TRE-SE. Todos os eleitores maiores de 18 anos e alfabetizados podem ser mesários, exceto candidatos e seus parentes e cônjuges, membros de diretórios de partidos, autoridades e agentes policiais, bem como funcionários que exerçam cargos de confiança do Poder Executivo, os que pertencerem ao serviço eleitoral – segundo a Lei 4.737/65 (Código Eleitoral).

Vantagens do mesário

Os mesários voluntários adquirem alguns benefícios pelo exercício da função. Alunos de faculdades conveniadas podem converter as horas referentes ao trabalho de mesário em atividade didática complementar. Além disso, ser mesário eleitoral conta como critério de desempate em concurso público, desde que isso conste no edital.

Também o cidadão que prestar serviço à Justiça Eleitoral como mesário será dispensado do serviço (público ou privado) mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer vantagem.

Fonte: TRE/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais