Um dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) durante a sessão remota desta terça-feira, 16, foi a quantidade reduzida de Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento de pacientes com Covid-19. O vereador Isac (PDT) fez um apelo ao governador do Estado, pedindo que ele aumente a frota do Samu em Sergipe.
De acordo com o vereador, a informação que tem é que apenas três Unidades de Suporte Avançado (USA) operam em Sergipe fazendo o transporte de pacientes com Covid-19: duas atendem a população de Aracaju e uma ao resto do estado.
“Uma ambulância para dar suporte a todos os municípios sergipanos. Essa é a equação da morte, ainda mais nessa época de pandemia em que muitas pessoas estão precisando de unidades com UTI para transferência. O pai de um colega esperou 72 horas por uma transferência do SAMU e morreu. Outro colega com Covid-19 esperou 8 horas pela transferência de um hospital para outro”, diz.
Isac adianta que vai protocolar um requerimento, mas desde já pede ao Governo do Estado, responsável pela gestão do Samu, que aumente a quantidade deste tipo de viatura do Samu em Sergipe. “Precisamos ter uma estrutura suficiente para atender a demanda da população. Peço ao governador que contrate ou faça a locação de mais ambulâncias para evitar que mais pessoas morram a espera de transferência ou de socorro”, ressalta.
A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) reforçou o pedido do vereador Isac ao Governo do Estado por entender que a população necessita de um atendimento mais célere do Samu.
“Recentemente, um dos homens de peito precisou de um atendimento do Samu. Ele estava em casa e esperou por horas. Quando entrei em contato com o Samu, eles nos informaram que após atendimento, é preciso desinfectar toda a ambulância e os profissionais de saúde, e que isso leva tempo. Então, precisamos sim ter um reforço na frota do Samu para possibilitar que as pessoas sejam atendidas mais rápido e tenham mais chance de cura”, afirma.
SAMU
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que a informação referente ao número de ambulâncias do Samu, divulgados na sessão desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, não procede.
“De acordo com o Superintendente do Samu, Dênison Pereira da Silva, o Samu trabalha com dimensionamento referente às equipes e ambulâncias, de acordo com a portaria nº 2048, de 05 de novembro de 2002. Sergipe possui, inclusive, um quantitativo a mais de viaturas USB’s (unidade de suporte básico) e USA’s (unidade de suporte avançado) do que a referida portaria preconiza, diz a nota.
O SES informou que são 18 ambulâncias do SAMU em todo o estado, duas delas específicas para atendimento de pacientes com Covid-19, mas que todas as ambulâncias podem atender aos casos de Covid-19.
Por Karla Pinheiro
*Matéria alterada às 14h24 do dia 17/02 para inserir a informação de que a quantidade de ambulâncias citadas pelo parlamentar se refere as unidades do SAMU que atendem pacientes com Covid-19 em Sergipe, e para inserir a quantidade de ambulâncias do Samu, informado pela SES, disponíveis em Sergipe.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B