SE pode ter 101 novos vereadores com a PEC

0

Câmara de Aracaju teria o maior aumento
Caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o quadro de vereadores em todos os municípios brasileiros seja aprovada na Câmara dos Deputados, a composição do quadro legislativo municipal em Sergipe será ampliada em 14,59%, segundo a Confederação nacional dos Municípios (CNM).

O menor estado do país tem percentual superior aos da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, do Paraná e do Piauí. Na região Nordeste, o estado com maior reajuste no número de vereadores caso aprovada a PEC é o Ceará (25,04%). Em nível nacional, as câmaras do Rio de Janeiro sofreriam o maior aumento (34,85%).

Apesar do conteúdo da PEC dos Vereadores assinalar que ela passa a valer logo após a aprovação, levando suplentes da eleição de 2008 a assumirem os cargos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do ministro Carlos Ayres Britto, acredita que a norma passa a valer apenas nas eleições de 2012 caso passe pelo congresso.

Em números claros, a PEC criará 101 novos cargos de vereador distribuídos pelas 75 cidades sergipanas. Aracaju teria o maior aumento: de 19 passaria a 25 membros. A proposta já foi aprovada pelo Senado. Na Câmara foi aprovada em primeiro turno na quarta, 9.

Por Glauco Vinícius

Comentários