SE pode ter 101 novos vereadores com a PEC

Câmara de Aracaju teria o maior aumento
Caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o quadro de vereadores em todos os municípios brasileiros seja aprovada na Câmara dos Deputados, a composição do quadro legislativo municipal em Sergipe será ampliada em 14,59%, segundo a Confederação nacional dos Municípios (CNM).

O menor estado do país tem percentual superior aos da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, do Paraná e do Piauí. Na região Nordeste, o estado com maior reajuste no número de vereadores caso aprovada a PEC é o Ceará (25,04%). Em nível nacional, as câmaras do Rio de Janeiro sofreriam o maior aumento (34,85%).

Apesar do conteúdo da PEC dos Vereadores assinalar que ela passa a valer logo após a aprovação, levando suplentes da eleição de 2008 a assumirem os cargos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do ministro Carlos Ayres Britto, acredita que a norma passa a valer apenas nas eleições de 2012 caso passe pelo congresso.

Em números claros, a PEC criará 101 novos cargos de vereador distribuídos pelas 75 cidades sergipanas. Aracaju teria o maior aumento: de 19 passaria a 25 membros. A proposta já foi aprovada pelo Senado. Na Câmara foi aprovada em primeiro turno na quarta, 9.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais