Sindicalistas e deputados apóiam jornalistas

Valadares fala sobre PEC de sua autoria
“Eu não me iludo de que a luta será titânica”.  A afirmação é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), durante café da manhã oferecido pelo Sindicato dos Bancários na manhã desta sexta-feira, 3, aos jornalistas por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em aprovar o fim da exigência do diploma.  Valadares refere-se à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada por ele, com a finalidade de regulamentar a profissão.

De acordo com o senador, foram colhidas 50 assinaturas, mas não será fácil a aprovação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça. “Para se ter uma idéia, o presidente Demóstenes Torres (DEM) já se posicionou contrário, mas me disse que  eu poderia escolher o relator e eu escolhi. Será o senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, que já aceitou garantindo que se empenhará para aprovar o parecer”, destaca acrescentando que todos os líderes assinaram, menos o senador Renan Calheiros.

Ele disse acreditar que no Senado a aprovação da PEC de sua autoria será mais rápida. “No Senado, o número de assinaturas exigidas é de 27 e conseguimos 50.  Na Câmara é mais difícil, pois são 151 assinaturas e ainda deverá ser aprovada na Constituição e Justiça”, explica.

Jornalistas atentos aos pronunciamentos
Audiência Pública

Valadares disse ainda que marcará uma audiência pública com representantes da Federação Nacional dos Jornalistas, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Brasileira de Inprensa, outros órgãos e instituições envolvidas na discussão. “Todas as profissões tem regulamentação, tem direito a um diploma e porque somente os jornalistas não tem? Isso não pode ser um país democrático. Não queremos colocar a PEC de goela abaixo, vamos promover um grande debate com a participação de jornalistas de todo o país”, enfatiza o senador sergipano.

Sessão especial

O deputado Jackson Barreto defendeu no café da manhã do Sindicato dos Bancários, uma sessão especial sobre a regulamentação da profissão de jornalista. “A idéia é de que todos os discursos sejam em favor do direito ao diploma de jornalista”, afirma lembrando que como político, cuja atividade há algum tempo vem sendo alvo do trabalho dos jornalistas, pode testemunhar a favor do diploma.

José Souza mostra solidariedade à categoria
Moção de Apoio

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza colocou em votação, uma moção de apoio aos jornalistas, aprovada por unanimidade por políticos, bancários, jornalistas e sindicalistas.  “Esse evento teve o sentido da solidariedade de classe. Mesmo sendo bancários, não podíamos ver uma decisão dessa do Supremo, e ficarmos indiferente, por isso fizemos esse ato em apoio à categoria e em defesa do diploma de jornalista”, ressalta Souza.

Formação Profissional

O deputado Iran Barbosa, do PT de Sergipe afirmou: “como educador, sei a importância que tem a formação profissional. É a base. Vivemos na sociedade do conhecimento. Infelizmente o que está em jogo neste debate é a força dos grupos econômicos contra os jornalistas. A decisão do STF é lamentável, pois a vocação não é exigência para o exercício da profissão”.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais