Sintese cobra devolução de desconto previdenciário para aposentados

Sintese cobra devolução de 14% pago pelos aposentados em SE (Foto: rede social/ Sintese)

Professores que integram o Sindicato da categoria em Sergipe (Sintese) estão reunidos desde as primeira horas da manhã desta quarta-feira, 24, na frente do Palácio dos Despachos, sede do Governo Estadual. Segundo a categoria, eles reivindicam a devolução do desconto previdenciário de 14% (revogado no governo anterior), além de melhorias no serviço de assistência médica do Ipesaúde.

De acordo com o presidente do Sintese, Roberto Silva, o ato ocorre nesta quarta em simbolismo ao Dia do Aposentado, celebrado hoje. Na visão do sindicalista, a comemoração da data é historicamente marcada pela cobrança de direitos para a categoria dos aposentados e aposentadas.

“Vimos uma publicação na rede social do Governo de Sergipe parabenizando os aposentados. Mas o verdadeiro parabéns se dá com a devolução do desconto de 14%.”, diz Roberto Silva, presidente do Sintese. Ainda segundo ele, outra pauta de reinvindicação da categoria é sobre o serviço de assistência médica do Ipesaúde. Na visão do presidente do Sintese, o serviço “continua tão ruim quanto estava” antes do aumento da contribuição mensal.

“O governo Mitidieri aumentou o valor de contribuição do Ipesaúde e acha que o atendimento melhorou 1.000%. Mas a realidade das pessoas que precisam marcar exames e consultas é bem diferente do discurso de propaganda que a administração estadual faz questão de veicular no rádio e na televisão”, avalia Silva.

O que diz o Ipesaúde

Em nota, o Ipes informou que apesar de respeitar o questionamento do Sintese sobre a nova Lei Nº 9.226, a gestão rejeita qualquer intenção da oposição em querer distorcer os fatos e confundir os beneficiários do Ipesaúde sobre a finalidade da reestruturação do órgão.

“O Ipesaúde concentrou esforços ao longo de 2023 para aprimorar significativamente seus serviços em busca do melhor atendimento aos beneficiários. A implementação de medidas abrangeu o aumento da oferta de profissionais, reforma na área física da sede para possibilitar o retorno do atendimento presencial, inauguração de duas sedes regionais (Simão Dias e Estância) com ampliação no quadro de profissionais, reestruturação do Call Center e do setor de perícia médica, além da criação de programas como o ‘Ipes até Você’, ‘Sala de Atendimento’ e o ‘Mais Ipes'”, argumenta o plano de saúde.

Ainda de acordo com o Ipesaúde, “essas ações resultaram em mudanças positivas, refletidas em estatísticas que mostram um aumento nas marcações de consultas e um crescimento significativo no número de beneficiários atendidos, destacando a efetividade das melhorias implementadas”, destaca.

O que diz o Governo de Sergipe

Em nota, o Governo de Sergipe informou “que não há nenhum estudo em andamento para a devolução do desconto previdenciário feito sobre o vencimento de aposentados e pensionistas do Estado, realizado, na gestão anterior, e suspenso, em junho de 2022, após aprovação do Projeto de Lei Complementar Nº 14/2022”.

por João Paulo Schneider 

A matéria foi atualizada às 12h do dia 24/01/24 para acrescentar a nota oficial do Governo de Sergipe. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais