TJSE adere à remessa eletrônica de processos para o STJ

O Tribunal de Justiça de Sergipe vai assinar, juntamente com mais 16 Tribunais do Brasil – nessa quinta-feira, 3, em Brasília – o termo de adesão para enviar processos pela internet para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Desembargadora Marilza Maynard vai representar o Presidente do TJSE, Desembargador Roberto Porto, na solenidade.

O Presidente do TJSE lembrou que a adesão ao sistema de envio eletrônico de processos para o STJ iniciou-se com a integração do Sistema Processual do 2º Grau do Tribunal de Justiça de Sergipe ao sistema do STJ, quando da distribuição processual no Tribunal Superior e o retorno do número do protocolo. “Para os usuários da Justiça, a facilidade está no acompanhamento do trâmite do processo desde o 1º grau até a fase recursal no STJ, numa mesma consulta feita no TJSE”, destacou.

Mais uma vantagem da adesão ao envio eletrônico dos processos para o STJ, segundo o Presidente do TJSE, é a eliminação da necessidade da digitação das informações referentes ao recurso especial a ser distribuído, o que otimiza o fluxo de tramitação e o acompanhamento pelas partes do seu processo na íntegra, trazendo a celeridade processual.

“O investimento na virtualização dos processos judiciais vem revolucionando a forma de trabalho dos profissionais do Direito, permitindo a eles se manifestarem de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso o acesso à rede mundial de computadores. Esta quebra de paradigma trouxe celeridade e efetividade na prestação jurisdicional, além da racionalização de recursos gastos e, com a eliminação do papel, contribuição na preservação do meio ambiente”, argumentou o Presidente do TJSE.

Assinam o protocolo de adesão ao ‘Justiça na Era Virtual’ os Tribunais de Justiça de Tocantins, Piauí, Paraná, Roraima, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Maranhão, Amapá, Acre, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Faltarão apenas oito Tribunais (seis TJs e dois TRFs) para que o STJ passe a receber 100% dos seus processos vindos de outros Tribunais por meio eletrônico.

Fonte: Ascom TJSE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais