Transparência: Carira e Pirambu têm pior desempenho em ranking do TCE

Portal de Carira: desempenho 0,9 (Foto: print do portal na internet)

As Prefeituras de Carira e Pirambu apresentam desempenho crítico no quesito transparência, com os piores índices de avaliação nos respectivos Portais da Transparência, conforme ranking divulgado esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE). Carira se destaca com o pior índice de transparência, com nota 0,9, e Pirambu desponta com nota 3,9. Estes municípios, representam 2,6% das 75 prefeituras avaliadas pelo TCE. O Tribunal de Contas do Estado fez 158 fiscalizações dos Portais de Transparência de órgãos públicos em Sergipe neste ano.

De acordo com os critérios do TCE, são classificados como nível crítico de transparência, as prefeituras que obtêm avaliação com índice abaixo de 4,0 na avaliação realizada pelo TCE nos Portais de Transparência dos órgãos públicos. Outras 20 prefeituras avaliadas, o equivalente a 28% dos municípios, apresentam índices insatisfatórios, com resultados classificados como deficiente pela Corte de Contas, com nota abaixo de 7,0 no quesito transparência.

Ranking

Entre os 75 municípios, apenas duas prefeituras alcançaram padrão de excelência no quesito transparência e obtiveram nota 10 na avaliação do TCE: Barra dos Coqueiros e Brejo Grande. Também se destacam com bom conceito de transparência, com nota acima de nove e inferior a dez, outros 11 municípios sergipanos: Boquim [nota 9,9], Aquidabã [9,7], Aracaju [9,4], Canhoba [9,4], Estância [9,3], Lagarto [9,3], Santa Rosa de Lima [9,3], Pedra Mole [9,2], Poço Verde [9,2], Riachuelo [9,1] e Carmópolis [9,0].

Conforme o ranking do TCE, 55 prefeituras, o equivalente a 73,3% dos municípios sergipanos, possuem nível de resultado satisfatório no quesito transparência, destacando-se com índices superiores a 7,0. Outras 20 prefeituras foram avaliadas como deficientes nesse quesito e obtiveram índices inferiores a 7,0. Isso representa 28% dos municípios.

A avaliação dos Portais de Transparência das Prefeituras Municipais foram concluídos. Conforme a assessoria de imprensa, o TCE continua avaliando os portais da administração direta e indireta do Governo do Estado, cujo resultado será divulgado posteriormente.

Redirecionamento

O Portal Infonet tentou ouvir os gestores que obtiveram o pior desempenho. Apenas a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pirambu deu retorno. A assessoria informou que o desempenho no quesito transparência caiu no município em função de uma alteração feita no componente que faz tratamento de links no site. A alternação, conforme a assessoria, acabou provocando um redirecionamento, situação que o TCE não aceita. Mas o problema, segundo a assessoria, já foi corrigido. Apesar da negativa avaliação do TCE, segundo a assessoria, os internautas puderam acessar normalmente as informações contidas no site.

Apesar das tentativas, o prefeito Arodoaldo Chagas (PSC) não atendeu às ligações telefônicas feitas pela equipe de reportagem e nem retornou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais