Veja como será a posse de Marcelo Déda

Marcelo Déda toma posse em solenidade na Assembléia Legislativa (Foto: Filippe Araújo/Arquivo Infonet)
Assembléia Legislativa prepara-se para um dia festivo, o 1º de janeiro de 2011, ocasião em que o governador Marcelo Deda será empossado governador do Estado, pela segunda vez. Os preparativos estão a todo vapor. Com a Imprensa já está sendo distribuído crachá para assistir a sessão solene de posse, exigindo-se traje passeio completo, isto é, paletó e gravata.

O trânsito pela pista em frente a praça Fausto Cardoso e no primeiro trecho da avenida Ivo do Prado será interrompido poucos minutos antes da solenidade na Assembléia. Também será interrompido o trânsito nos dois trechos da Travessa José de Faro – na verdade, só um trecho será interrompido, mas o segundo também não terá trafego de carros, porque a ele só tem acesso vindo por esse primeiro trecho da Travessa. O trânsito na pista que ladeia o Rio Sergipe da Avenida Ivo do Prado não será proibido. Mas, não se sabe ainda para onde será desviado o trânsito de ônibus do Terminal Rodoviário instalado no último trecho da Avenida Rio Branco. A SMTT ou o Detran deve divulgar hoje qual será o trajeto cumprido pelos ônibus enquanto a solenidade se desenrola.

Parte interna da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe
Assinatura do compromisso constitucional

O Governador Marcelo Deda, acompanhado da esposa, Eliane Aquino, desembarca do carro oficial na porta da Assembléia, pelo lado da Avenida Ivo do Prado. No saguão do Legislativo, estarão a sua espera a Presidente da Casa, Dra. Angélica Guimarães, o primeiro e o segundo Secretário que lhes dão as boas vindas e os encaminha para o plenário da Casa, juntamente com o vice-governador Jackson Barreto. Não haverá composição de mesa: lá já estarão, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sr. Reinaldo Moura; o presidente do Tribunal de Justiça, dr. Roberto Porto e o Procurador Geral de Justiça, dr. Orlando Rochadel.

Tanto o governador quanto o seu vice assinam o compromisso constitucional e fazem o juramente de praxe. A presidente da Casa declara-os empossados e pede que seja feita a leitura dos termos de posse. Logo em seguida, em nome da oposição, falará o líder desta bancada, deputado Venâncio Fonseca e em nome da situação, o ainda líder do governo, deputado Francisco Gualberto. O Governador Marcelo Deda faz o seu pronunciamento, seguido da saudação da presidente da Assembléia, deputada Angélica Guimarães, que falará da Mesa. Não haverá outros oradores. A sessão então será encerrada, havendo cumprimentos rápidos por partes das autoridades ao governador e ao vice-governador.

Salva de tiros recebe o governador

O Governador Marcelo Deda, finda a sessão solene na Assembléia, dirige-se à frente do prédio, subindo num tablado, para acompanhar a cerimônia militar. A primeira solenidade desta etapa é a salva de gala, como é tratado nos serviços militares a salva de tiros. Serão 19 tiros. Logo em seguida, o Governador assiste o desfile militar – vão desfilar em torno de cem homens da Polícia Militar do Estado. Depois disto, o Governador dirige-se ao Palacio-Museu Olimpio Campos de onde, da sacada, faz o pronunciamento para o povo que estiver ali concentrado. Toda esta solenidade deve estar encerrada por volta das 10h30, porque as 11h, o Governador Marcelo Deda embarca com destino a Brasília para assistir a posse da Presidente eleita, Dilma Rousseff. 

Saiba mais detalhes da posse

Mais alguns detalhes da posse do governador Marcelo Deda: a Banda da Polícia Militar vai entoar o Hino Nacional, ficando na ante-sala do plenário, a mesma que é usada pelos parlamentares para conceder entrevistas à Imprensa. A mesma Banda entoará também o Hino de Sergipe ao fim da solenidade.

Quando o Governador entrar no plenário, as portas do plenário, da bancada de Imprensa e do primeiro pavimento onde estarão as autoridades serão fechadas e ninguém mais entra no recinto. No segundo pavimento ficam demais autoridades e o os populares que tiverem interesse em acompanhar as solenidades.

O
 Governador Marcelo Deda entrará no prédio da Assembléia Legislativa pisando num tapete vermelho de 3 metros de largura. As solenidades na Assembléia serão transmitidas pela TV-Alese e pela TV-Aperipê. No Palácio Olimpio Campos também pelas duas emissoras. Quando a solenidade for na Assembléia, a TV Alese fornece o sinal para a TV Aperipê. No Palácio caberá à TV Aperipê fornecer o sinal à TV Alese.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais