Vereador afirma que Iphan tem recursos para reformar Estação da Leste

De acordo com Vereador Pastor Diego, Iphan já tem recursos para fazer reforma do local (Foto: Google)

O vereador Pastor Diego (PP) usou a tribuna da sessão remota da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 11, para comunicar que a antiga Estação Ferroviária da Leste, localizada em Aracaju, abandonada há alguns anos, está prestes a ser reformada e ganhar um novo significado na cidade.

O parlamentar contou que esta semana se reuniu com o superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe, Diego Amarante, para entender o que poderia ser feito na Estação da Leste, e que foi informado que o instituto já tem 11 milhões em caixa disponíveis para reformar o local.

“Dr. Diego me informou que já tem um acordo com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para fazer a reforma do local. O Iphan tem em caixa R$ 11 milhões para restaurar o local, mas já tem uma licitação em andamento no valor de R$ 1,8 milhão para fazer os pequenos reparos antes da reforma final”, conta.

Pastor Diego informou que o Iphan depende agora do compromisso da Prefeitura de Aracaju em manter o local após a reforma. “O que Dr. Diego me disse é que preciso um acordo formal com a Prefeitura para ter uma garantia que a Estação da Leste após reformada, será utilizada e mantida, e que o investimento do Iphan não será em vão. A reforma não irá custar nada a Prefeitura, mas o Munícipio terá que aproveitar e manter o espaço”, diz.

O vereador Diego se reuniu com o superintende do Iphan em Sergipe para buscar uma solução para o local (Foto: CMA)

O parlamentar pediu apoio da Casa e do presidente Nitinho Vitale (PSD) nas tratativas com o Prefeito de Aracaju. “Estou à disposição para nos reunirmos com o Iphan, com a SPU e conversarei com o prefeito. Eu tinha um projeto de reforma do local na época que era presidente da Funcaju, isso tem mais de seis anos, e nada foi feito. Ali é um prédio histórico que está se acabando e precisa de uma intervenção”, enfatiza Nitinho.

O vereador Breno Garibalde (DEM) também se propôs a encabeçar essa luta de restaurar os prédios públicos e históricos da capital. “A Estação da Leste, os prédios do Centro e o Memorial da Bandeira, por exemplo, são espaços riquíssimos que podem virar centros culturais e espaços de convivências. É preciso aproveitar e ampliar esses espaços”, afirma.

O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Aracaju, mas até a publicação da matéria, não houve resposta. O Portal Infonet permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais