Vereador apresenta projeto contra fumódromos

0

Vereador Dr Gonzaga / Foto: Arquivo Infonet
O vereador Dr. Gonzaga apresentou, nessa quarta-feira, 1°, durante almoço realizado na Sociedade Médica de Sergipe, um projeto de lei propondo o fim dos fumódromos dentro de bares e restaurantes de Aracaju. A proposta prevê que os estabelecimentos criem áreas para fumantes em espaços abertos e isolados, destinadas apenas para fumar, ressaltando que nesses ambientes não será permitida a prestação de serviços pelos funcionários dos estabelecimentos.

“O objetivo dessa proposição é a preocupação com a saúde ocupacional do trabalhador. Vários estudos comprovam que equipamentos como ventiladores e exaustores, usados nos fumódromos fechados, não eliminam os diversos componentes tóxicos da poluição tabagística ambiental”, explica o vereador, complementando que todos os sistemas de ventilação e filtragem do ar desses ambientes se mostraram ineficientes para impedir a exposição passiva à fumaça do tabaco.

O parlamentar apresentou dados da Organização Internacional do Trabalho, que calcula que cerca de 20 mil trabalhadores morram a cada ano em decorrência da poluição tabagística em seus locais de trabalho. “Vários estudos científicos comprovam que garçons não fumantes que trabalham em bares e restaurantes em que é permitido fumar apresentam em média, uma chance duas vezes maior de desenvolver câncer no pulmão. Ao final da jornada de trabalho, estes profissionais poderão ter níveis de exposição compatíveis com fumantes de até 10 cigarros”, alerta Dr. Gonzaga.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais