Vereador apresenta projeto para prevenir câncer

Dr. Gonzaga faz alerta sobre o câncer de boca

Após visita feita ao Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO), em que discutiu com os representantes da entidade medidas e ações para elaboração de programas de saúde bucal, o vereador Dr. Gonzaga apresentou projeto de lei na Câmara Municipal.

A proposição do vereador prevê a criação da Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca no Município de Aracaju, cuja programação a ser desenvolvida constará de palestras, encontros, debates, campanhas educativas e mutirões de diagnóstico precoce e prevenção.

O programa, que deverá ser realizado em parceria com o CRO, tem como objetivo conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença, modos de prevenção e como diagnosticar precocemente o câncer de boca.  “As neoplasias malignas que ocorrem na cavidade bucal e ao seu redor, incluindo língua, revestimento da boca e lábios, está entre as duas principais causas de morte por câncer em algumas regiões do país”, explica o parlamentar, que também é médico.

O vereador adverte que o fumo, o álcool, a má higiene bucal e o trauma por próteses mal adaptadas são os principais fatores de risco para se contrair um câncer de boca, mas que quando detectada precocemente a doença tem até 100% de chance de cura. Segundo o CRO, o câncer de boca predomina em indivíduos de raça branca e no Brasil ocorre mais no homem do que na mulher, na proporção de 3 para 1. Aproximadamente 95% dos casos ocorrem em pessoas acima de 40 anos, com média de idade de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima para o Brasil cerca de 10.380 novos casos de câncer de boca em homens e 3.780 em mulheres, por ano. Em Sergipe estima-se uma taxa de 8,12% por 100.000 habitantes para homens e 4,69% para as mulheres. Entre os homens, esta é a maior taxa do Nordeste.

“A aprovação desta propositura e a parceria do Poder Executivo com o CRO são muito importantes para a melhoria do índice de incidência e aumento no diagnóstico precoce do câncer de boca no município de Aracaju”, destaca o vereador.

 

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais