Vereadores-mirins tomam posse na CMA

0

Os 19 vereadores-mirins eleitos e diplomados para compor a terceira gestão da “Câmara Mirim de Aracaju”, tomaram posse, em sessão solene nesta sexta-feira, 16. A sessão aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e foi presidida pelo estudante David Menezes dos Santos, que recebeu a maior porcentagem dos votos.

Depois de ouvir o Hino Nacional, e fazer a leitura do Juramento de Posse, cada um dos estudantes foi empossado ao novo cargo. Em seguida, a tribuna foi aberta para o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento  (PT), junto aos demais vereadores se pronunciar.

O vereador Emmanuel ressaltou a importância desta atividade no sentido de fortalecer a democracia do país e o poder Legislativo Municipal. “Este trabalho demonstra o compromisso da Câmara e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em promover nas escolas e nos jovens maior interesse pela política e maior conscientização dos seus deveres e direitos como cidadãos”,

acrescentou.

A vereadora Simone Góis (PT), fez questão de parabenizar à todos os estudantes e prestar uma breve homenagem ao seu irmão, o ex-vereador Sérgio Goes  (PT) que foi o autor do projeto, em 1999, que viabilizou a criação Câmara Mirim de Aracaju.

Os vereadores Danilo Segundo (PSB) e Rosangela Santana (PT), falaram sobre a igualdade social dentro do parlamento dando destaque especial ao aumento da representatividade feminina na política, já que 10 dos 19 vereadores-mirins eleitos, são meninas. Miriam Ribeiro (PSDB) e Fábio Mitidieri (PDT), também ocuparam a tribuna para parabenizar tanto os vereadores-mirins eleitos, como a iniciativa da CMA.

Na ocasião, os novos vereadores-mirins votaram e elegeram os cinco vereadores que compõe a Mesa Diretora da Câmara Mirim. Como presidente foi eleito David Menezes; vice-presidente Yuri Faro; 1ª secretária Louise Xavier; e 2ª secretária Daysiane dos Santos.

Em seguida cada um dos parlamentares-minins apresentou as propostas e projetos de leis que elaborou durante a campanha. As quatro melhores propostas foram dos alunos David Menezes (Freitas Brandão), Yuri Faro (Presidente Vargas), Ádria dos Santos (Valnir Chagas) e Danilo dos Anjos (Jackson de Figueredo). Estes, foram selecionados e irão à Brasília, no próximo dia 21 e 22 deste mês para participar de uma atividade do Plenário Nacional do Parlamento Mirim e terão a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional.

Fonte: CMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais