Votação Paralela: sorteio das urnas acontece neste sábado, 6

Votação Paralela acontece no domingo, 7 (Foto: arquivo Portal Infonet)

O sorteio das três urnas que serão auditadas durante a Votação Paralela acontece neste sábado, 6, a partir das 9h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe. A Votação Paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas acontece neste domingo, 7, no mesmo horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

A partir das 8h, os votos constantes nas cédulas (preenchidas no dia 21 de setembro por representantes dos partidos, da OAB e uma representante do Conselho Regional de Medicina de Sergipe) serão inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas. Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.

Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado. Até hoje, nenhuma auditoria deixou de comprovar a coincidência entre os Boletins de Urna (BUs) e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação.

Entenda a Votação Paralela

Em todo o território nacional, no dia 7 de outubro, simultaneamente à realização das Eleições ocorrerá a Votação Paralela, que é o processo de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. As três urnas auditadas são sorteadas na véspera das Eleições em cerimônia que será aberta ao público.

Domingo, dia do pleito, os votos contidos nas cédulas preenchidas durante o sorteio das urnas, realizado na véspera da eleição, serão inseridos nas mesmas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.

A Votação Paralela se encerra às 17 horas, mesmo horário da eleição oficial, quando o sistema de apoio à votação paralela iniciará a impressão dos relatórios de votação, que serão comparados com os relatórios das urnas eletrônicas auditadas, para aferição dos resultados.

Com informações do TSE e TRE/SE

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais