70% das vítimas de queimaduras sofreram amputações no Huse

Equipe do Huse registra grande número de queimados (Foto: Ascom/SES)

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou grande incidência de vítimas de queimadura neste período dedicado aos festejos juninos. De acordo com a estatística da unidade de saúde, 70% das vítimas sofreram amputações, um dado que chamou a atenção da equipe de saúde. “As amputações ocorreram em dedos, mão e trauma complexo de mão em uma criança de 11 anos. Então, a gente só pode sugerir que as pessoas reforcem os cuidados, principalmente com as crianças, que não devem manusear bombas de alto teor explosivo. Quanto aos adultos, devem pensar em usar protetores como luvas, casacos, calça jeans e óculos, pois tivemos dois pacientes com trauma ocular”, alertou a médica Moema Santana, referência técnica da cirurgia plástica do Huse.

Neste mês, até a segunda-feira, 24, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), registrou 56 pacientes vítimas de queimaduras. Desse total, 32 foram vítimas de fogos de artifício e os demais relacionados a acidentes domésticos e líquidos superaquecidos. No domingo, 23, véspera do dia dedicado ao santo católico São João, foram registrados 15 vítimas de queimaduras e outras 17 durante todo o dia 24.

Sequelas

As sequelas de uma queimadura são graves e em amputação é irreversível. Os acidentes domésticos também tiveram uma estatística relevante e muitas vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Huse, principalmente envolvendo crianças. Ana Valéria Brito, 26, está acompanhando o filho de apenas um ano, internado um ano unidade há sete dias vítima de um acidente doméstico. Ela explica como tudo aconteceu. “Eu tenho o hábito de sempre passar ferro no lençol antes de passar na roupa, como o ferro estava sujo, a roupa grudou e eu desliguei da tomada e coloquei a tomada em cima da mesa. Foi tudo muito rápido e quando vi meu filho já estava queimado e eu corri para o hospital com ele”, explicou.

A dona de casa Adriana Lima, 32, foi queimar lixo no quintal de casa e não tomou os cuidados devidos, o álcool estava próximo do fogo e atingiu a jovem que sofreu queimaduras nas coxas, tórax e braço. “Eu tomei um grande susto e me deitei no chão com o corpo em chamas. Meu marido pegou água e jogou em mim de imediato para apagar o fogo. Eu estava o tempo todo consciente e fui para o hospital enrolada em um pano. Deus me livrou de consequências ainda mais graves”, disse a jovem.

Laíze Macedo, 24, estava acompanhando a sobrinha que sofreu um acidente doméstico e está na enfermaria pediátrica da UTQ. “Minha cunhada foi esquentar água para tomar banho e quando pegou a panela sem alça, não aguentou segurar e a soltou. A filha estava próximo e se queimou nas pernas e na barriga”, informou.

Preparativos

O Huse criou uma sala exclusiva para assistência imediata às vítimas de queimaduras. O espaço serviu de apoio à UTQ e funcionará até o final do mês. Além disso, uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram de plantão 24 horas, atendendo a demanda de queimados.

A UTQ disponibiliza 14 leitos, sendo quatro pediátricos, dois semi-intensivos e oito para adultos, alguns reservados na enfermaria da Ala D, além de um centro cirúrgico para a realização de curativos e pequenos procedimentos.

Com informações da Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais