Ações de combate ao Aedes contemplam três bairros nesta semana

A ação, que contempla entre quatro e sete quarteirões em cada bairro, sempre acontece por duplas de agentes, que atuam no horário entre 17h e 19h. (Foto: Ascom/PMA)

Em continuidade ao trabalho de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulga mais um cronograma de ações que visam evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Esta semana, a aplicação do UBV Costal (Fumacê) acontecerá na terça-feira, dia 9, no bairro Grageru; na quarta-feira, dia, 10, no 18 do Forte, e na quinta-feira, dia 11, no bairro Atalaia. A ação, que contempla entre quatro e sete quarteirões em cada bairro, sempre acontece por duplas de agentes, que atuam no horário entre 17h e 19h, horário de maior movimentação vetorial do mosquito.
“Para esse trabalho, contamos com os números de notificações registrados, bem como os dados consolidados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). No momento estamos trabalhando com os dados do LIRAa divulgado em janeiro, mas já estamos compilando os dados da segunda coleta do Levantamento, realizada na semana passada, para em breve divulgarmos os novos índices da capital”, explica o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.
O gerente reforça ainda que todo o trabalho depende, consideravelmente, da contribuição da população, sobretudo no que se refere aos cuidados nas residências. “As equipes de agentes não pararam de atuar durante todo este período de enfrentamento da pandemia. Nos adequamos e damos seguimento a esse trabalho de combate ao Aedes porque consideramos essencial para manter a cidade longe do risco de um epidemia pelo mosquito. Mas contamos com a ajuda de todos nesse trabalho”, ressalta.
Cuidados importantes
Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados nos imóveis residenciais e adotar medidas simples contribui para evitar a proliferação do mosquito. Deve-se sempre manter tonéis e caixas d’água tampados; limpar as calhas e ralos com frequência; garrafas e recipientes que podem acumular água sempre devem estar virados para baixo; vasos de plantas também devem ser vistoriados e os pratos preenchidos com areia; bebedouros dos animais de estimação também precisam ser lavados com regularidade.

 

Fonte:  Ascom/Prefeitura de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais