Ações de combate ao Aedes continuam em bairros de Aracaju

0
Os bairros Ponto Novo, Luzia, Palestina, América e Bugio recebem nesta semana ações de combate ao Aedes aegypti. (Foto: Ascom/SMS)

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando durante toda semana ações de combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta segunda-feira, dia 19, a equipe do fumacê costal esteve no bairro Ponto Novo, na terça-feira, 20, os agentes estarão no bairro Luzia, na quarta-feira, dia 21, o bairro escolhido foi Palestina, na quinta-feira, dia 22 será a vez do bairro América, e no sábado, 24, mutirão no bairro Bugio.

Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados 1.391 casos de dengue, 1.866 chikungunya e 83 de zika. De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a aplicação do fumacê costal é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

“Como a máquina utilizada é pesada, existe um revezamento entre a dupla a cada 30 minutos. O agente que vai à frente com a bandeira é o guia. Ele orienta o outro profissional. No caso dos dois estarem perto de um comércio alimentar, o guia baixa a bandeira para sinalizar que naquele local deve parar a aplicação. A borrifação é interrompida naquele trecho determinado por causa do produto químico. Bem assim ocorre em pontos com aglomeração de pessoas. Algumas podem ter alergia ao produto”, explica.

Dados

Segundo o gerente, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados. A escolha dos bairros é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.

“O Ponto Novo apresenta o total de 54 casos notificados de dengue, 73 casos de chikungunya e dois de zika. Já o bairro Luzia, apresenta 37 casos notificados de dengue, 112 casos de chikungunya e três casos de zika. O bairro Palestina apresenta 38 casos notificados de dengue, 53 casos de chikungunya e dois casos de zika, e no bairro América apresenta 49 casos notificados de dengue, 65 casos de chikungunya e um caso de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias e o apoio da população é fundamental”, enfatiza.

Colaboração da população

É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa. O morador precisa fazer uma busca detalhada no imóvel, e numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí é importante que os moradores percebam essa característica desse depósito e elimine.

Mutirão

No próximo sábado, dia 24 o mutirão será realizado no Bairro Bugio, que apresenta 118 casos notificados de dengue, 116 casos de chikungunya e um caso de zika.

Fonte: SMS

Comentários