Ainda com estoque baixo, Hemose busca parceiros para doações externas

0
Coleta externa realizada na Igreja Presbiteriana de Aracaju (Foto: Hemose)

Mantendo a média de 43 a 50 doações por dia, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) busca parcerias para realizar doações de sangue em ambientes externos. Com o programa ‘Coleta Externa’ a colaboração pode ser realizada em instituições de iniciativa pública e privada, desde que disponham dos critérios técnicos necessários para tal.

Segundo a assessoria de comunicação do Hemose, é necessário que o ambiente onde as doações serão realizadas possuam um espaço físico adequado para os procedimentos, bem como a existência de salas refrigeradas e banheiros para que os doadores possam fazer a devida assepsia do braço antes de terem suas veias pulsionadas, assim como ocorre com as doações internas.

Os locais que demonstrarem interesse em participar da iniciativa são avaliados pelo Hemocentro e, havendo os exigências necessárias, a Vigilância Sanitária é acionada para fazer a inspeção e verificar se o ambiente também atende aos critérios sanitários necessários. Após essa etapa, o Hemose se reúne com os colaboradores para uma reunião sobre as informações que precisam ser repassadas aos doadores e as coletas externas são feitas de forma agendada, com 10 doações por hora.

Nessa quarta-feira, 29, a primeira coleta externa foi realizada na Igreja Presbiteriana de Aracaju, com doações realizadas das 8h às 16h. A meta da iniciativa foi suprida e 62 doações foram realizadas no local. Considerando o momento que vivemos, o Centro de Hemoterapia reforça o apelo para que a população não deixe de fazer doações, tendo em vista, principalmente, o público que faz uso da transfusão de sangue e precisa dessa contribuição com frequência.

Serviço

O Hemose tem reforçado suas medidas de segurança para prevenção ao contágio do coronavírus, tendo o funcionamento de sua unidade ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Informações sobre o serviço, como o agendamento de doações ou detalhes relacionados aos critérios exigidos para realizá-las, podem ser esclarecidas pelos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174.

por Juliana Melo e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais