AMO formaliza acordo com o HU para beneficiar pacientes oncológicos

O objetivo da Associação, junto ao novo serviço, será o de prestar assistência e oferecer apoio aos pacientes com câncer em tratamento oncológico (Foto: AMO)

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO formalizou parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe – HU UFS nessa terça-feira, dia 23 de março, após recebimento de um comunicado emitido pela chefe da unidade do Serviço de Oncologia e Hematologia, a médica Karine Ferreira, que destacou a importância do diferencial no cuidado. O objetivo da Associação, junto ao novo serviço, será o de prestar assistência e oferecer apoio aos pacientes com câncer em tratamento oncológico na mais nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon de Sergipe.

A parceria aconteceu após convite feito pela equipe médica (oncologistas e hematologistas) e pela equipe assistencial (enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem e de farmácia). Com o contato e convite, a Associação recebeu, no início de fevereiro, a visita técnica da enfermeira Neydiany Alves, responsável técnica pelo Ambulatório de Enfermagem. E no mesmo mês, parte da equipe técnica da Associação visitou o Serviço de Oncologia e Hematologia do HU para conhecer a dinâmica da nova Unacon e para ajustar as melhores estratégias de assistência e apoio ao paciente.

Parceria x Reconhecimento
Para a assistente social Conceição Balbino, presidente-voluntária da Associação, o convite de parceria consolida um trabalho muito sério realizado por diversas mãos ao longo de 25 anos. “Nos sentimos muito honrados pelo convite. Ele certifica o compromisso e o serviço prestado aos pacientes oncológicos usuários do SUS ao longo de duas décadas e meia. Jamais iríamos nos furtar deste novo desafio. A partir de agora, acolheremos pacientes oncológicos do Hospital de Cirurgia, do Hospital João Alves Filho e do Hospital Universitário”, garante a presidente, destacando a assistência já realizada a 10 novos pacientes encaminhados pelo HU.

“Todos nós, profissionais de saúde e servidores do Hospital Universitário, conhecemos o serviço essencial que a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO oferece à sociedade sergipana. Isso é mais do que reconhecido! Procuramos a Associação por esse belo caminho já traçado durante tantos anos. E com essa parceria, queremos oferecer, juntos, o melhor atendimento possível para os nossos usuários, para que não falte assistência aos nossos pacientes”, afirma o farmacêutico Fábio Ramalho, chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU.

Novo serviço
O Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Universitário da UFS é a mais nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon do Estado de Sergipe. Atende todos os tipos de cânceres adultos e funciona de segunda a sexta, tanto pela manhã como pela tarde. O serviço é porta-aberta e, por isso, não precisa em regra ser referenciado.

Para receber assistência da Oncologia (câncer sólido), o paciente pode chegar ao Serviço apresentando o resultado da biópsia, o encaminhamento médico, cartão do SUS e os dados pessoais. Excepcionalmente, para a Hematologia (câncer líquido), o paciente já deve estar na rede SUS ou pode chegar ao Serviço somente por encaminhamentos internos.

A equipe médica é composta pelos oncologistas clínicos Karine Ferreira, William Soares, Ana Maria Fantini, Thatiane Oliveira e Tiago Menezes; pelos cirurgiões oncológicos Carlos Kleber Silva e Carlos Anselmo Lima; e pelos hematologistas Maria Aurélia Porto, Geydson Silveira da Cruz, Lucas de Menezes, Príscila Percout e Ana Patrícia Santana. Além desse vasto quadro médico, 8 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 2 farmacêuticos e 1 técnico de farmácia integram as equipes do novo serviço.

Fonte: AMO

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais