Análise realizada no ITPS aponta qualidade dos alimentos

Alimentos de qualquer natureza podem ser analisados (Foto: Ascom/ITPS)

A qualidade de qualquer tipo de alimento pode ser avaliada por meio de análises disponíveis no Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS). O serviço, que é ofertado a consumidores e fabricantes, permite avaliar o perfil nutricional e sensorial dos alimentos, como também investigar a presença de contaminantes causadores de doenças.

De acordo com a gerente de atividades técnicas do ITPS, Ana Virgínia Figueiredo, os alimentos passam por análises que avaliam aspectos sensoriais relacionados à cor, textura, aroma e sabor, e também quantidades de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras e sódio. A junção dessas informações vai compor a tabela nutricional dos produtos, que conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é obrigatória em alimentos produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para serem ofertados aos consumidores. “A tabela nutricional é uma ferramenta para manutenção da saúde dos consumidores, sobretudo para aqueles que seguem dieta específica, pois proporciona o direito de conhecer a composição do produto e escolher o que fará parte da sua alimentação”.

Ana Virgínia explica ainda que todos os alimentos industrializados de origem animal, a exemplo de salsichas, linguiça, leite e derivados ou de origem vegetal como sucos, néctar, polpas de frutas, são submetidos à análise que verifica os Padrões de Identidade e Qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ANVISA.  “Para cada um desses produtos, existe um padrão de identidade e qualidade, que dispõe sobre denominação, definição e composição do alimento, e fixa requisitos de higiene, normas de embalagem e rotulagem. De um modo geral, o objetivo é que as indústrias sigam um padrão de fabricação e ofertem aos consumidores um produto de qualidade”, detalha.

A coordenadora do Laboratório de Microbiologia do ITPS, Rejane Batista, revela que o controle de qualidade dos alimentos envolve também a análise microbiológica, ferramenta que avalia as condições higiênicas e sanitárias do produto. “Esse tipo de análise verifica aspectos higiênicos relacionados à fabricação, manipulação e armazenamento dos alimentos, identificando agentes contaminantes, ou seja, materiais estranhos e sujidades, a exemplo de fragmentos de insetos, larvas, pedaços de unha ou esmalte, que podem causar doenças intestinais, diarreias, vômitos e febre”, explica.

Merenda Escolar

A análise de alimentos disponibilizada pelo ITPS também auxilia empresas e produtores rurais, que desejam fazer a análise de qualidade dos seus produtos com objetivo de participar dos editais de aquisição de alimentos para a merenda escolar.  Conforme exigência do edital de licitação, essas análises devem ser feitas em laboratórios oficiais ou credenciados ao MAPA e pela ANVISA.

“No caso de Sergipe, o ITPS é a única instituição pública que oferta o serviço à população com preços acessíveis. Essas avaliações servem de base para laudos que atestarão se os alimentos estão aptos, ou não, para consumo humano e, consequentemente, participação nas licitações para fornecimento da merenda”, acrescenta Rejane Batista.

Atendimento ao Cliente

As análises em alimentos e bebidas ofertadas pelo ITPS atendem a demanda de indústrias, produtores rurais, fornecedores de merenda escolar, estudantes, empresários do ramo alimentício e consumidores em geral. Em 2018, foram recebidas 750 amostras de alimentos, que resultaram em 3.559 análises.

Para solicitar qualquer tipo de análise ao ITPS, o cidadão deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por meio dos telefones (79) 3179 8087 e 8080. Este setor é que vai fornecer informações quanto ao transporte e entrega de amostra dos alimentos. Os  resultados são entregues em até 15 dias. O ITPS fica na rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais