Aprenda a higienizar corretamente a sua máscara de pano

Máscaras de pano têm sido confeccionadas em casa. Mas MS alerta para necessário higienização (Foto: Pixabay)

Com a escassez de máscaras descartáveis nas prateleiras, a população tem recorrido às máscaras de panos – que podem ser produzidas dentro da própria residência, como o próprio Ministério da Saúde vem incentivando e instruindo. Considerada uma barreira física para o Covid-19, a máscara de pano pode ser confeccionada com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, e podem ser reutilizadas, desde que tenham a correta higienização aplicada.

O primeiro ponto a ser esclarecido para as pessoas que já aderiram ou pretendem aderir às máscaras de pano é de que elas têm efetividade por até 2 horas de uso. Após esse período, os tecidos começam a apresentar umidade natural da respiração. É o primeiro sinal de que elas precisam ser higienizada. A máscara jamais deve ser compartilhada, mesmo entre membros de uma mesma residência.

Ao chegar em casa, a recomendação é para primeiro retirar os sapatos, lavar bem as mãos e só então retirar a máscara. A forma correta de removê-la é pelo elástico na parte traseira, evitando tocar na frente da máscara, local de possível contaminação. A partir daí é preciso utilizara produtos para fazer a limpeza correta da máscara e seguir os seguintes passos:

1 – Mergulhar a máscara em recipiente com água sanitária e água potável por 30 minutos. A medida de água potável deve ser 10 vezes maior do que a quantidade de água sanitária.

2 – Lavar os tecidos da máscara com água e sabão, mantendo-a em água corrente.

3 – Deixe-a secar totalmente e, em seguida, passe ferro quente e guarde em saco plástico limpo para a próxima utilização.

O Ministério da Saúde alerta que as máscaras de panos jamais devem ser reutilizadas antes da higienização. E, em caso de desgaste do tecido, elas devem ser descartadas em lixo fechado. Para cada integrante da residência, é aconselhado pelo menos duas máscaras para quando precisar ir à rua.

Por Ícaro Novaes
Com informações do Ministério da Saúde

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais