Aracaju está no estágio de perigo iminente ao coronavírus, aponta SMS

O anúncio foi feito pela secretária na manhã desta segunda. (Foto: Portal Infonet)

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 2, a Prefeitura Municipal de Aracaju detalhou os procedimentos de prevenção e de contingenciamento do coronavírus na capital sergipana. A apresentação foi realizada pela secretária municipal de saúde Waneska Barbosa, anunciando que a cidade se encontra no segundo nível de emergência do vírus, sendo tratado como perigo iminente.

A secretária explicou que há três níveis de emergência da transmissão do vírus e que o segundo nível foi desencadeado a partir do surgimento da primeira suspeita de contagio na cidade. Neste estágio, os órgãos trabalham com a orientação acerca das medidas gerais de prevenção à população enquanto finalizam a investigação do caso suspeito.

Prefeito Edvaldo Nogueira fala das preocupações da prefeitura com a chegada do vírus ao Brasil. (Foto: Portal Infonet)

O terceiro nível de emergência foi subdividido pela gestão em três subníveis. “O nível 1 é iniciado com o surgimento de até 20 casos confirmados, o 2 com o surgimento de um caso grave ou acima de 20 casos confirmados e o 3 inicia com o primeiro óbito gerado pelo coronavírus”, apontou Waneska.

Ainda falando do terceiro nível, a secretária disse que no primeiro subnível será disponibilizado atendimento exclusivo para síndromes gripais, além da abertura de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário estendido até às 20h, nos finais de semana e também nos feriados. São elas: UBS Augusto Franco; Geraldo Magela (Orlando Dantas); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Fernando Sampaio (Ponto Novo); Cândida Alves (Bairro Industrial); Eunice Barbosa (Coqueiral); José Machado (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

No subnível 2, foi exibido que o município ampliará o número de leitos em mais 25 espaços, incluindo observação e isolamento, nas unidades das zonas norte e sul. Além da abertura de 55 leitos de observação no Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Cemar do Siqueira Campos. Tudo, conforme a secretária, dentro da estrutura existente.

Na coletiva, o prefeito Edvaldo Nogueira (Sem Partido) ressaltou que no atual estágio, o procedimento envolve o cuidado com os pacientes que apresentam sintomas similares aos do coronavírus. “Como já temos um caso suspeito, nós estamos com um procedimento em todas as unidades de saúde que é o de tratar prioritariamente aqueles que derem entrada com febre, tosse ou algum sintoma respiratório. Nesses casos, será feito o procedimento de anamnese e, se houver suspeita, ele será isolado. Caso não haja, ele volta para o lugar em que estava na unidade de saúde”, informou.

Edvaldo também mostrou positividade e afirmou que o município possui as condições necessárias para lidar com um possível estado mais crítico. “Mostramos que a prefeitura está preparada caso seja necessário e buscamos também tranquilizar ao mostrar que o coronavírus é um vírus com baixa letalidade, mas que, apesar disso, estamos preparados para enfrentá-lo”, completou o prefeito.

 

 

por Daniel Rezende

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais