Aracaju inicia hoje vacinação nos bairros e nas escolas municipais

0
Confira como fica a vacinação em Aracaju nesta quarta (Foto: Marcelle Cristinne)

A partir desta quarta-feira, 1°, a Secretaria Municipal da Saúde inicia a vacinação itinerante com carro da vacina percorrendo os bairros da capital, para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19).

Nesta semana, o carro da vacina terá a seguinte programação: nesta quarta-feira, dia 1º, bairro 17 de Março (praça do Cras Maria Diná); quinta-feira, dia 2, bairro Porto Dantas (Orla); e sexta-feira, dia 3, bairro Lamarão (Paróquia Nossa Senhora das Graças). A imunização será de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Para receber a dose do imunizante, basta apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência e documento com foto. A secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, explica que a ação objetiva alcançar a parcela da população que ainda não recebeu primeira dose ou não retornou para segunda ou dose de reforço.

“Temos cerca de 60 mil pessoas que ainda não tomaram vacina. Mesmo com percentual alto de vacinação como o de Aracaju, que está com 91% da população com primeira dose, não podemos nos descuidar porque a vacina é a única medida eficaz de controle da pandemia. Com a vacinação itinerante, queremos atingir o público que por algum motivo não consegue buscar a vacina em uma Unidade Básica de Saúde”, afirmou.

O cronograma será divulgado semanalmente, de acordo com os bairros com menor número de pessoas vacinadas.

Vacinação nas escolas

A Prefeitura de Aracaju montará pontos de vacinação contra a covid-19 nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A primeira escola a ser atendida é a Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, nesta quarta-feira, dia 1°.

A vacinação na Emef Jornalista Orlando Dantas acontecerá pela manhã, a partir das 8h, e pela noite, a partir das 19h. Na unidade, 400 estudantes estão aptos a receber a imunização. Para o aluno menor de idade se vacinar, é necessário uma autorização assinada previamente pelo responsável.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, os estudantes do ensino fundamental fazem parte do público-alvo da vacinação. “É fundamental que a gente possibilite que as vacinas cheguem até eles. A escola é o lugar ideal para isso, pois também é papel da escola zelar pela segurança sanitária dos estudantes”, destaca.

De acordo com o coordenador pedagógico da Emef Jornalista Orlando Dantas, Anderson Tadeu Gonçalves, os pais e responsáveis já começaram a ser avisados sobre a vacinação. “Estamos enviando comunicados aos responsáveis pelos estudantes. Hoje, até as 22h, eles precisam vir à escola para pegar a autorização e, amanhã, trazer assinada junto com o cartão de vacina do aluno. Caso não consiga vir hoje, o responsável pode vir amanhã durante o horário de vacinação para autorizar a imunização do filho”, explica.

Outras unidades da rede municipal de ensino também receberão os postos itinerantes de vacinação. O calendário será definido e divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além das escolas municipais, a Prefeitura de Aracaju também inicia nesta quarta-feira vacinação itinerante com carro da vacina percorrendo os bairros da capital, para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra a covid-19.

por João Paulo Schneider 
Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais