Aracaju iniciará campanha antirrábica na próxima segunda, dia 4

0
A campanha iniciará com postos volantes (Foto: Ascom/SMS)

Na próxima segunda-feira, dia 4, a Prefeitura de Aracaju iniciará mais uma campanha antirrábica com o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. Com isso, o município busca evitar a transmissão para os seres humanos, uma vez que cães e gatos são as principais fontes de infecção do vírus na zona urbana.

“É importante destacarmos que a raiva é uma zoonose com letalidade próxima dos 100%, e apesar de termos casos de cura em humanos, ela é extremamente perigosa. Portanto, apesar de disponibilizarmos essa vacina durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses [CCZ], essa campanha é essencial para protegermos a população. Afinal de contas, as principais fontes de infecção são os animais estatisticamente com maior contato com os humanos”, alerta a gerente do CCZ, Marina Sena.

A campanha iniciará com postos volantes e buscará vacinar ao todo 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos. Após essa primeira etapa, em 22 outubro, serão abertos os pontos fixos, que serão distribuídos estrategicamente pelo território do município de Aracaju.

“Do dia 4 ao dia 14 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo”, ponderou Marina Sena.

O cidadão que não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o Centro de Controle da Zoonose disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano. A unidade fica situada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama.

Os postos volantes ativos a partir de segunda-feira, serão os seguintes:

Dia 4 – Residências próximas das Chácaras da Aroeira, Três Porquinhos e Guaxuma; Loteamento Parque Coqueirais, Cajueiro e Chácaras do Sitio Terêncio e Robalo (lado direito e esquerdo).
Dia 5 – Povoado São José; Várzea Grande e Robalo.
Dia 6 – Areia Branca.
Dia 7 – Bares da Rodovia Ayrton Senna e Escurial; Chácaras do Loteamento Taubaté e Malvinas; Loteamento Galego e Loteamento Matapuã.
Dia 8 – Loteamento Recreio (Inclui Sítios e chácaras próximos); Ponta da asa e localidades da estrada da antiga lixeira; Residencial Conj. Novo e estrada da antiga lixeira; Povoado Aloque e Invasão depois do Paraíso do Sul.
Dia 11 – Loteamento Senhor do Bonfim.
Dia 13 – Bairro Capucho Av. Marechal Rondon e Margens do rio Poxim.
Dia 14 – Repescagem.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais