Aracaju registrou em 2020 mais de 3.900 casos de dengue e chikungunya

Mutirão de combate ao aedes aegypti aconteceu neste sábado, 9, na zona sul de Aracaju (Foto: SMS)

Neste sábado, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou o primeiro mutirão, de 2021, de combate ao Aedes aegypti. A ação ocorreu no bairro Jardins, tendo como ponto de partida a praça Clodoaldo Alencar. Em Aracaju, no ano de 2020, foram notificados 1.568 casos de dengue, 2.367 chikungunya, e 137 de zika.

O mutirão contou com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A atuação da SMS é embasada em orientação, identificação e eliminação do mosquito, através de serviços, educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.
O gerente do Programa de Controle do aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, lembra que a população deve ficar atenta e evitar acumular água (Foto: SMS)

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, o bairro Jardins apresenta cinco casos notificados de dengue, nove casos de chikungunya, e nenhum de zika. Vale ressaltar que a melhor forma de combate é a participação da população, evitando o acúmulo de água parada e fazendo limpeza regular de reservatórios.

“No último Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em novembro, o bairro jardins apresentou 2% de infestação, por isso temos realizado nossas atividades para assegurar que a capital não sofra com novos surtos da doença. Além de vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito nas praças, terrenos e áreas de uso comum na localidade, os agentes de combate a endemias também adentraram os imóveis, aplicando todas as medidas sanitárias recomendadas, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual e com a devida autorização dos proprietários”, explica.
Cuidados
Para eliminar criadouros os cuidados são simples: manter os reservatórios bem fechados; fazer a manutenção correta dos locais que acumulam água como piscinas e bebedouros de animais; cuidar para manter lixeiras fechadas e fazer o descarte correto do lixo ou entulho; guardar pneus e garrafas em local coberto ou fazer o descarte correto; colocar areia nos pratos das plantas; e fazer a limpeza e a manutenção correta das calhas.
Colaboração
“É importante destacar que o mutirão não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa. Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel e, em uma possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí, é importante que o morador perceba a característica desse depósito e elimine”, alerta.

Fonte: SMS 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais