Aracaju segue com vacinação contra poliomielite até o dia 31

(Foto: Marcelle Cristinne)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 31 deste mês. A meta é imunizar 32.464 crianças o que equivale a 95% da cobertura populacional, até o momento, no entanto, foram vacinadas 21.578, ou seja, somente 66,47% do público estimado.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, devido à baixa adesão à vacina, estão sendo realizadas várias estratégias e ações de promoção à saúde.

“Estamos realizando várias ações de mobilização para aumentar a cobertura vacinal, como a vacinação de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, vacinação nas escolas e creches municipais, inscrição para vacinação nas escolas particulares da capital, vacinação nos três shoppings do município, de segunda a sábado, e dia D de mobilização geral na capital”, explica Larissa.

A imunização é muito importante para a erradicação de doenças e diminuição de vírus em circulação, o que diminui o risco de infecção e transmissão. O ideal é que os pais cumpram rigorosamente as orientações que são repassadas pelas equipes nas Unidades para a atualização da caderneta vacinal.

“Convocamos pais e responsáveis para levarem as crianças de 1 e menores de 5 anos que estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP”, enfatiza Larissa Ribeiro.

Documentos e pontos de vacinação

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência, com documento com foto da criança e cartão de vacinação.

As UBSs estão com as salas de vacinação funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h30, sendo que 18 UBSs funcionam em horário estendido para a vacinação de rotina, das 8h às 18h30, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto.

Além dos pontos instalados nos três shoppings de Aracaju (Riomar, Jardins e Parque Shopping), estão funcionando das 10h às 17h e, aos sábados, os pontos de vacinação dos shoppings funcionam das 8h às 16h.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais