Asma requer cuidados e tratamento adequado durante o outono

A doença pode ser desencadeada por alergia a poeira, mofo, pêlos de animais, viroses, gripes e resfriados (Foto: Flávia Pacheco ascom SES)

Quando o outono chega, a preocupação com as doenças respiratórias aumenta nessa época do ano e a asma é uma delas. Nesta terça-feira, 7, é o Dia Mundial da Asma, data que tem como objetivo conscientizar a população quanto ao tratamento, prevenção e controle da doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios.

De acordo com o enfermeiro e supervisor do Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Vinícius Vilela, casos chegam à unidade, desencadeados por diversos fatores como alergia a poeira, mofo, pêlos de animais, viroses, gripes e resfriados, fumaças, cheiros fortes, exposição ao ar frio, entre outras causas. Os sintomas mais frequentes são tosse prolongada (geralmente noturna), o chiado no peito com a dificuldade de respirar, falta de ar quando pratica exercício físico também é outra manifestação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crônica mais comum nas crianças. O tratamento é baseado nas medidas de higiene do ambiente, medicamentos (drogas de alívio e profiláticas) e vacinas para alergia como explica o enfermeiro e supervisor do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela.

“O tratamento é feito em dois momentos, o primeiro é quando acontece a crise e a pessoa procura o hospital, faz uso das medicações para ter o alívio e depois vai para casa. Depois tem outra crise e fica nessa rotina. O segundo momento é quando essas crises são mais frequentes e a pessoa tem que tomar a medicação no intervalo dessas crises para não agravar. Especialistas indicam retirar carpete, cortinas, roupas de cama no sol para evitar pó e principalmente para os fumantes e que sofrem com a crise de asma parar imediatamente esse vício porque só piora a doença”, informou.

O aposentado José Carlos dos Santos, 67, passa por maus momentos nesse período do ano. A tosse seca e o cansaço só pioram a crise de asma que ele tem. “A noite é muito ruim para dormir, a tosse é constante e falta ar, eu fico sufocado. Tomo minha medicação e não esqueço a vacina da gripe que também é muito importante. Algumas medidas em casa também ajudam a minimizar as crises”, concluiu o aposentado.

Fonte: ascom SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais