Associações apoiadas pela Codevasf fabricam máscaras em Sergipe

Foto: Codevasf

Associações de costureiras apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estão confeccionando máscaras de tecido para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19 em Sergipe. As associações foram contempladas com máquinas de corte e costura, adquiridas com recursos de emendas parlamentares, e cursos de capacitação realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Sergipe.

 
Com a orientação do Ministério da Saúde para que a população utilize máscaras caseiras para prevenção contra o coronavírus, houve aumento na procura por esse item de proteção. Com isso, associações de corte e costura nos municípios de Itaporanga d’Ajuda, Ilha das Flores, Neópolis e Porto da Folha começaram a produzir máscaras de tecido para atender às demandas locais.
 
Em Itaporanga d’Ajuda, uma associação que recebe apoio da Codevasf conseguiu confeccionar 370 máscaras de TNT na semana passada. Os produtos foram doados à Secretaria de Assistência Social do município para serem utilizadas por funcionários da prefeitura que atuam nos setores de saúde e ação social. O objetivo é produzir mais nos próximos dias, assim que conseguirem mais material em parceria com a prefeitura local.
 
“Se não tivéssemos o apoio da Codevasf, esse trabalho não teria acontecido. Para confeccionar essas máscaras, duas artesãs utilizaram máquinas portáteis fornecidas pela Codevasf. Além disso, já recebemos vários treinamentos e insumos para a realização das atividades. Portanto, essa parceria tem importância fundamental”, afirmou Sílvia Carla Anchieta, presidente da Associação dos Empreendedores Artesanais de Itaporanga d’Ajuda.
 
Em Neópolis, um grupo de jovens que vem sendo capacitadas na associação de costureiras local fomentou a ideia de confeccionar máscaras de tecido para proteção contra a Covid-19. As máscaras estão sendo costuradas por duplas em esquema de revezamento, para evitar aglomeração, e são comercializadas por encomenda. O dinheiro arrecadado nas vendas será utilizado na compra de insumos para a associação.
 
Em Ilha das Flores, outra associação está fabricando as máscaras para distribuição à população do município e de uma clínica de saúde. No município de Porto da Folha, mais uma instituição que recebeu apoio da Codevasf tem atendido a várias encomendas, que aumentam à medida que diferentes medidas de combate à pandemia são adotadas.
 
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, diz que o fornecimento de equipamentos de corte e costura com recursos de emendas parlamentares proporcionou esse ciclo de ações positivas. “O objetivo inicial era o de contribuir para a geração de renda, mas agora vemos outro resultado ainda mais importante no momento atual, com essas associações dando um grande exemplo e contribuindo para combater a pandemia”, declarou o superintendente.
 
Em 2020, a Codevasf já realizou o fornecimento de materiais para a capacitação em corte e costura de jovens no município de Neópolis. A ação foi realizada em fevereiro por meio do Projeto Amanhã, iniciativa social da empresa. Além disso, iniciou em março uma capacitação avançada em corte e costura e empreendedorismo em Itaporanga d’Ajuda. O treinamento foi interrompido por conta da pandemia de Covid-19 e será retomado assim que for seguro reiniciar as atividades.

 

Fonte: Codevasf 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais