Aulas da Academia da Cidade seguem disponíveis no site da PMA

0
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais do PAC estão, temporariamente, suspensas (Foto: SMS)

O cidadão aracajuano que quiser praticar atividade física, mas ainda não se sente seguro para frequentar locais públicos em virtude da covid-19, tem a opção de acessar, de casa, todas as videoaulas gravados por professores de educação física, no âmbito do programa Academia da Cidade (PAC), ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais do PAC estão, temporariamente, suspensas. Com isso, para não deixar a população desassistida, a Secretaria da Saúde de Aracaju passou a disponibilizar as aulas por meio de transmissões ao vivo, as chamadas lives nas redes sociais da SMS e da Prefeitura. Mas, devido à suspensão temporária dos canais de comunicação da Prefeitura de Aracaju, em cumprimento à legislação eleitoral, as transmissões online das aulas também foram suspensas.

No entanto, o cidadão ainda pode acompanhar as aulas remotamente. Isso porque todos os conteúdos transmitidos nas lives foram gravados e estão disponíveis no site da Prefeitura, a partir do link “Academia da Cidade”, cujo conteúdo pode ser baixado em formato MP4.

No site, o cidadão será direcionado aos vídeos com os nomes dos professores, além das temáticas de interesse, a exemplo de condicionamento físico, treinamento funcional, circuito funcional, equilíbrio e alongamento, dança, ginástica aeróbica, localizada de membros superiores, inferiores e abdominais.

De acordo com a coordenadora da PAC, Kamilla Fialho, existe um plano de retomada das aulas presenciais, porém, ainda não foi autorizado pelos decretos governamentais. Mas a intenção, segundo ela, é dar continuidade às aulas online mesmo com a retomada presencial.

“A Academia da Cidade proporciona aulas coletivas, como dança, treinamento funcional e ainda não estão contempladas no decreto. Os recursos que estamos utilizando são as aulas online, no site da Prefeitura, referentes aos meses de julho e agosto. Já são vinte videoaulas disponíveis em modalidades diferentes. A partir de outubro, vamos disponibilizar mais dez. A previsão é que, até dezembro, mesmo que aconteça a retomada presencial, a gente continue ofertando as aulas, digamos, remotas, totalizando cinquenta aulas. É uma tendência mesmo. A pessoa que não puder ir para a aula, vai acompanhar pela internet”, destaca a coordenadora.

Kamila enfatiza ainda que os vídeos podem ser acessados por qualquer pessoa, a qualquer momento. “Quando o cidadão acessa o portal, ele fica sabendo o nome do professor que vai dar a aula e o nome da modalidade. São 20 professores de educação física, em média”, afirma, ao reforçar que existe toda uma orientação antes de os alunos praticarem as aulas. “Há todo um cuidado no sentido de alongamento para que os alunos não tenham problema muscular”.

Fonte: PMA

Comentários