Avosos lança videoaula para identificar o câncer infantojuvenil

Segundo o presidente voluntário da AVOSOS, Wilson Melo, o lançamento on line visa promover a divulgação de um material sobre os principais sintomas do câncer infantojuvenil. (Foto: AVOSOS)

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS), em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), lança no próximo dia 20 de maio, às 10h, via Meet, uma videoaula do Projeto ´Diagnóstico Precoce – O caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil´. A inscrição antecipada para o lançamento pode ser feita através do seguinte link: http://bit.ly/3aOmxuU.

Segundo o presidente voluntário da AVOSOS, fundador Wilson Melo, o lançamento on line visa promover a divulgação de um relevante material sobre os principais sintomas do câncer infantojuvenil e os encaminhamentos necessários quando acontece a suspeição clínica. “O Projeto de Diagnóstico Precoce da AVOSOS existe desde 2005. Nosso objetivo é alertar os profissionais de saúde sobre a importância de suspeição clínica da doença e o adequado encaminhamento para investigação. Além disso, queremos com esta ação ratificar a disponibilidade da AVOSOS aos profissionais de saúde no que diz respeito a câncer infantojuvenil. Para esclarecer dúvidas, somar forças e, assim, atuarmos juntos em prol de crianças e adolescentes do Estado de Sergipe”, informa o presidente.

A psicóloga Raquel Bezerra, coordenadora do Projeto Diagnóstico da instituição, pontua que a videoaula foi planejada com carinho para os profissionais de saúde e demais interessados em conhecer o trabalho da AVOSOS. “A instituição foi contemplada com o Projeto Diagnóstico Precoce pelo Edital Ação Infância e Vida 2020, realizado pela Coniacc e pelo Banco do Brasil. Esta videoaula é fruto dos recursos destinados por meio deste processo seletivo, que beneficiou 25 instituições de todo o país. Convidamos o Dr. Osvaldo Alves Neto, que é oncologista pediatra, para apresentar os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer infantojuvenil. Além disso, fizemos uma breve explanação sobre o APP da AVOSOS e sobre os encaminhamentos dos casos suspeitos para o Ambulatório de Triagem da instituição”, comenta a profissional.

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DA VIDEOAULA:

10h – Abertura

Depoimentos:

Wilson Melo, fundador e presidente voluntário da AVOSOS

Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca, médica oncologista pediatra, presidente da CONIACC e professora do curso de Medicina da Universidade Estadual Santa Cruz

Dra. Soraya Ferreira Almeida Moura, pediatra representante da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS)

Raquel Bezerra, psicóloga e coordenadora do Projeto Diagnóstico Precoce da AVOSOS

10h20 – Exibição de vídeo

10h35 – Encerramento

Fonte: AVOSOS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais