Banco de leite precisa de mães doadoras e de frascos de vidros

Thereza Azevedo é coordenadora do Banco de Leite (foto: SES)

O Banco de Leite Humano Marly Sarney está precisando de doadoras. Atualmente a captação de leite está em baixa e não atende a demanda do Estado. A informação é da coordenadora do Banco, Thereza Azevedo, que faz um pedido para que as mães com leite em excesso façam doações.

“As puérperas com leite excedente e que queiram doar podem fazê-lo indo ao Banco de Leite. A mãe só precisa ir ao banco na primeira doação, para ser avaliada e receber a explicações de como fazer a captação do leite em casa. Nas próximas doações ela faz em casa e nossa equipe vai buscar”, explica a coordenadora, acrescentando que os técnicos também visitam as residências das doadoras para tirar dúvidas e orientar sobre a retirada do leite.

A doação do leite só pode ser feita por mães que estejam amamentando seus filhos e tenham excesso de leite (Foto: SES)

Thereza Azevedo informa que o leite doado contribui para a sobrevivência e a boa alimentação das crianças, especialmente as recém-nascidas. Todas as doações passam por pasteurização, além de uma perícia de controle de qualidade. “A criança internada na UTI neonatal ao ter acesso ao leite materno tem uma reabilitação mais rápida. E a mãe só se tornará doadora do banco se tiver sobra de leite. Nosso maior interesse é a divulgação da importância da amamentação”, explica.

Entenda como fazer a doação.

Frascos de vidros

O Banco também está precisando de vidros para o processo de pasteurização. O vidro precisa ter tampa de plástico, a exemplo daqueles usados em café solúvel e/ou maionese. “Quem tiver vidros pode deixar na sede do banco ou ligar que nossa equipe pode agendar para pegar”, explica.

Endereço do banco

O Banco de Leite Humano Marly Sarney está funcionando provisoriamente no Centro De Atenção Integral À Saúde Da Mulher (Caism), que fica localizado atrás do Huse no bairro capucho. O local funciona de 7h às 17h e o recebimento de leite e vidros ocorre neste período, mas se o doador preferir agendar é só ligar para (79) 3218-9424.

Campanha Nacional

Esta semana o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) – representada no Brasil pela Fiocruz -, lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. Com o slogan “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a campanha de 2019 objetiva estimular as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano e não apenas nos períodos de campanha, em que o volume de leite materno doado aumenta.

O Ministério da Saúde alerta que em feriados prolongados e no período escolar, a quantidade coletada diminui. Hoje, há no Brasil 225 bancos de leite humano, sendo que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal possui pelo menos um. A média nacional é de 45 bancos de leite por macrorregião do país. Além disso, estão disponíveis 212 postos de coleta, além da coleta domiciliar disponível em alguns estados. Todo o leite humano coletado passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído e é fornecido de acordo com as necessidades de cada recém-nascido.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais