Barra é pioneira na implantação de práticas integrativas em SE

(Foto: Moema Costa)

Com o objetivo de oferecer qualidade de vida à população, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros é pioneira em Sergipe na implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) – recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde junto aos usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Barra é o único município sergipano que tem uma legislação: a Lei Municipal Nº 992/2020 – sancionada em 23 de julho de 2020 – voltada para as PICs, que são institucionalizadas no Brasil através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, projeto vinculado à Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde. Atualmente, aproximadamente 30 hábitos e saberes populares e naturais englobam as práticas no país.

Precurssora das PICs na Barra e coordenadora das Práticas Integrativas na Prefeitura, a enfermeira Soraya Vjekoslav explica como ocorreu a implantação no município. “Eu já trabalhava com as práticas em outro local que eu morava, em São Paulo. E, quando cheguei aqui, juntamente com Simone Leite (liderança do Movimento Popular de Saúde em Sergipe, falecida em 2021), que vinha com movimento forte das PICs no Nordeste e dentro do Conselho Nacional de Saúde, começamos a procurar pessoas sensíveis às práticas dentro da Barra. Isso lá em 2014”, relata.

A coordenadora continua o relato. “A população foi sendo atendida e começou a gostar, a compreender a importância e os benefícios das práticas. Foi aí que vimos a necessidade de ter uma legislação municipal para que isso fosse mais sério, científico e não ficasse só limitado a um evento. Foi quando o nosso Coletivo Florescendo Nise da Silveira conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores o projeto de lei que instituiu, oficialmente, as PICs na Barra”, explica.

Práticas oferecidas

Atualmente, entre as práticas integrativas institucionalizadas pelo SUS e oferecidas pela Prefeitura da Barra estão a quiropraxia, ventosaterapia, massoterapia, bambuterapia, massagem com pedras quentes, aromaterapia, cromoterapia, escalda pés, fitoterapia, ervas medicinais, apometria, reiki, reiki xamânico maheo, toque terapêutico, entre outros recursos terapêuticos.

Segundo Soraya Vjekoslav, as vantagens dos recursos terapêuticos são diversas. Além de proporcionar mais cuidado, empatia e humanização nos processos que envolvem a saúde, são menos invasivos que os métodos tradicionais – a exemplo dos remédios. “É um conjunto que complementa, auxilia, e busca a melhoria física, psíquica e espiritual do ser humano”, enfatiza.

Ao defender as PICs na Barra, a secretária executiva de saúde do município, Janaina Amarante, chama atenção para o fato da saúde não ser só a ausência de doença e sim um grupo de elementos que ajudam a população a se sentir saudável. “Enquanto gestão, observo que as práticas estão incluídas no sentido amplo de saúde. Creio que ajudam tanto no vínculo com a população como no acolhimento e cuidado, inclusive, cuidados estes seguindo as características culturais do Brasil, a saúde popular. Conseguimos nos aproximar do que a população acha que é saúde”, reforça.

Inscrição e atendimento

Os interessados em fazer práticas integrativas devem agendar atendimento, de forma gratuita, na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, localizada na Rua A, Conjunto Hildete Falcão Batista. Não há necessidade de prescrição médica, encaminhamento para realizar a marcação.

Com informações da Prefeitura da Barra

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais