Caminhada celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Orla

O tema deste ano aborda: Mais informação, menos preconceito! (Foto: Divulgação)

O Dia de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de Abril em todo o mundo. Em Aracaju, aconteceu na orla da Atalaia, uma caminhada em prol dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema deste ano aborda: Mais informação, menos preconceito!

A caminhada contou com a presença de pais, mães, demais familiares, autistas crianças e adultos, e profissionais da área e chamou a atenção pela quantidade expressiva de participantes. De acordo com André Lucas Braga, engenheiro, pai de uma criança autista e um dos organizadores do evento, a caminhada foi pensada apenas uma semana antes da data ocorrida. “Pensamos na caminhada há apenas uma semana e estou muito emocionado por vivenciar isso tudo aqui. Eu não imaginava que nossa causa seria abraçada desta maneira, não imaginávamos todas essas pessoas aqui. Tenho certeza que próximo ano esta avenida estará tomada por muito mais gente”, enfatiza.

A manifestação, que contou com um minitrio em volume baixo para animar os participantes, teve início nos arcos da orla e teve como principal objetivo acolher as famílias atípicas do Estado de Sergipe para falar sobre os direitos das pessoas com TEA. Atualmente, foi registrado um aumento gigantesco nos casos de autismo, um caso a cada 36 crianças. As estatísticas são do CDC, dos Estados Unidos.

Por conta destes números, Lucas considera que mais ações de conscientização devem ocorrer durante o ano todo. “Precisamos mostrar que somos muitos e que este número irá aumentar ainda mais. Precisamos de profissionais especializados, precisamos que as escolas evoluam neste sentido e se adaptem as crianças que estejam dentro do espectro e tenham os seus direitos atendidos. Precisamos chamar a atenção de todos, autoridades e sociedade como um todo. Precisamos entender, pois os números tendem a crescer e informação é a base tanto para o diagnóstico, quanto para a conscientização e inclusão”, reitera Lucas.

No final do percurso de um quilômetro e trezentos metros, na região dos lagos, brinquedos infláveis estavam à disposição das crianças, que depois da caminhada, puderam brincar e se divertir com suas famílias.

Fonte: Assessoria do Evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais