Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina na sexta

Sergipe está com 67,34% da população infantil vacinada (Foto: Flávia Pacheco/SES).

Sergipe encerra na próxima sexta-feira, 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde , o estado de Sergipe está com 67,34% da população infantil vacinada, ou seja, apenas 90 mil crianças com idade de um ano a menor de anos receberam as duas gotinhas que protegem contra a doença.

Campanhas de vacinação devem disponibilizar doses de reforço, como forma de garantir a segurança da população infantil, que só é possível, se houver uma homogeneidade na quantidade de crianças vacinadas. “A SES afirma que a orientação aos gestores municipais tem sido a mesma: a busca ativa das crianças não-vacinadas para conseguirmos completar os esquema vacinal delas”, expressa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.

Municípios que atingiram a meta 

Ainda de acordo com Sândala Teles, apenas 18 municípios sergipanos atingiram a meta ideal de 95% ou mais de suas populações: Telha, Nossa Senhora Glória, Santa Rosa de Lima, Canhoba, General Maynard, Santo Amaro das Brotas, Itabaianinha, São Miguel do Aleixo, Riachuelo, Pirambu, Cumbe, Amparo do São Francisco, Areia Branca, Muribeca, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Malhador e Santana do São Francisco. “Para ficarmos livres da poliomielite os municípios precisam fazer o dever de casa e atingir, pelo menos, essa meta proposta de 95%”, ressalta Sândala.

O ciclo de vacinação da poliomielite para crianças menores de um ano consiste em três doses, a primeira com dois meses, outra aos quatro meses e a terceira aos seis meses. Há uma dose de reforço que deve ser tomada aos 15 meses e os demais reforços devem acontecer nas campanhas de vacinação como forma de garantir a segurança de que o poliovírus afete a nossa população infantil

Por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais