Campanha de vacinação contra febre aftosa termina neste sábado

Bezerros com até dois anos de idade devem ser vacinados neste sábado (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

Os criadores de gado devem ficar atentos ao calendário para vacinar os bezerros, com até dois anos de idade, até este sábado, 30, quando se encerra a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que está sendo realizada desde o início do mês pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em todo território sergipano.

Além de vacinar o rebanho bovino e bubalino [boi e búfalo], cada criador tem a obrigação de entregar a declaração da vacina em qualquer escritório da Emdagro até a quarta-feira da próxima semana, dia 11. A meta é vacinar mais de 95% do rebanho alvo desta segunda etapa da campanha de vacinação, segundo estimativa da diretora de defesa animal e vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Dados da Emdagro indicam que essa segunda etapa, há a estimativa de vacinar mais de 420 mil cabeças. Um número inferior ao rebanho vacinado na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano quando 955.532 cabeças receberam a dose da vacina.

Aparecida Andrade explica que o número cai nessa segunda fase da vacina devido ao público-alvo de cada etapa. Em maio, quando ocorreu a primeira fase da campanha, todo o rebanho foi vacinado, independentemente da idade. Nessa segunda etapa, que se encerra neste sábado, 30, apenas os bezerros com até dois anos de idade deverão ser vacinados.

A diretora da Emdagro faz um apelo para que todos os criadores obedeçam ao calendário de vacinação para que Sergipe possa alcançar o título de Estado Livre de Aftosa no ano de 2021. Para tanto, é necessário que os criadores vacinem os animais nesta segunda etapa da campanha realizada neste ano e também nas duas fases da campanha que ocorrerão nos meses de maio e novembro do próximo ano.

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais