Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo encerra no dia 13

A melhor maneira de se evitar a doença ainda é por meio da vacina. (Foto: Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil)

A Prefeitura de Aracaju encerra na próxima sexta-feira, dia 13, a Campanha de Vacinação contra o sarampo. Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha já recebeu 13.277 pessoas dentro da faixa etária da imunização, que são as pessoas com idade entre 5 a 19 anos. Desse total, 1.500 necessitaram da vacina tríplice viral (TV), responsável por prevenir sarampo, rubéola e caxumba, doenças graves e de fácil contágio.

Durante a Campanha, a SMS reforça que a população precisa ir às Unidades Básicas de Saúde [UBS], verificar e atualizar o seu cartão de vacinação. Apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano.
“Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo. Mas, quando ocorrer à interrupção da cadeia de transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar, e continuar apenas para as pessoas de 1 a 49 anos, o que já é ofertada na rotina das Unidades”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões.
Em 2016, a Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil certificado de erradicação do sarampo, pois o país não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado. Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.

Fonte: AAN  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais