Cemar do Siqueira retomará atendimento a pacientes crônicos no dia 20

0
Cemar Siqueira Campos (Foto: SMS)

O Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos) vai retomar os atendimentos de pacientes crônicos a partir das próxima segunda-feira, 20. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Aracaju.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os procedimentos ambulatoriais eletivos dos Centros de Especialidades Médicas estavam suspensos por reivindicação dos médicos, com base na orientação dada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no decreto de executivo municipal que proíbe as aglomerações em espaços públicos.

No caso do Cemar Siqueira Campos, os profissionais foram realocados para equipamentos de referência no atendimento às síndromes gripais (as oito Unidades Básicas de Saúde de referência, contêiner, Caps Jael Patrício e o hospital de campanha).

Após reunião entre SMS e médicos, o fluxo de atendimento no Cemar Siqueira Campos foi realinhado. “Sobre os pacientes crônicos com potencial agudização dos seus quadros, nós discutimos na secretaria e definimos junto com a Regulação que, a partir dos CIDs [classificação das doenças] mais complicados de cada especialidade, que o atendimento desses pacientes crônicos fosse retomado, visto que seriam pacientes de risco para a infecção do coronavírus”, explicou o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, que conduziu a reunião com os médicos do Cemar.

Os serviços que serão ofertados nesse novo formato de atendimento estão previstos para iniciar na próxima segunda-feira, 20, onde os pacientes que terão prioridade serão contatados pelo Núcleo de Regulação da SMS para confirmação da consulta ou exame. Serão disponibilizadas nesse novo fluxo as especialidades de Cardiologia (adulto e pediátrica), Nefrologia, Endocrinologia, Reumatologia e Neurologia. Os exames que seguirão a mesma dinâmica serão Ecocardiograma Trasntoracico (adulto e pediátrico), ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia obstétrica morfológica.

Demais unidades

A SMS detalhou que os usuários que precisam de atendimentos médicos  em Aracaju não estão desassistidos, pois 37 das 45 Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela capital estão aptas a prestar os primeiros acolhimentos, caso haja necessidade, sempre respeitando as orientações de distanciamento e horários agendados. Além disso, as outras oito UBS funcionam diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 20h, para atender exclusivamente pessoas com síndromes gripais.

Com informações da AAN

Comentários